Pódio na Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química é da UFC

Imagem: José Marques Neto, Sueslley Rodrigues e Rudson Cordeiro, do curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal do Ceará, foram, respectivamente, o terceiro, segundo e primeiro lugares na 1ª OCESQ (Foto: Viktor Braga/UFC)Os estudantes José Marques Neto, Sueslley Rodrigues e Rudson Cordeiro, do curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal do Ceará, foram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares na edição inaugural da Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ). O anúncio dos vencedores ocorreu na tarde de sexta-feira (23), no Auditório Ícaro Moreira, no Centro de Ciências da UFC, na solenidade de premiação da primeira OCESQ.

Com o resultado, os jovens irão representar o Ceará na 21ª edição da Scientific Olympiad for University Students (Olimpíada Científica para Estudantes Universitários), na modalidade Química. O evento, realizado pela Organização Nacional para Testagem Educacional, será realizado de 13 a 17 de agosto, em Teerã, no Irã.

Viabilizada através de parceria do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC, Instituto UFC Virtual, e Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Iguatu, a OCESQ é uma ação conjunta com o Programa Nacional Olimpíadas de Química. É voltada para estudantes regularmente matriculados do primeiro ao último semestre nos cursos de Química (licenciatura e bacharelado), Química Industrial, Farmácia e Engenharia Química das universidades federais, estaduais e particulares, bem como faculdades e institutos de educação do Ceará.

Imagem: Evento ocorreu no Auditório Ícaro Moreira, do Centro de Ciências (Foto: Viktor Braga/UFC)Segundo a coordenadora da iniciativa, Profª Nilce Brasil, esta primeira OCESQ teve início em março deste ano e contou com duas fases de provas objetivas e discursivas. Ao todo 219 alunos de todo o estado se inscreveram. "Da UFC tivemos 83 estudantes, além de 107 do IFCE – dos campi de Camocim, Ubajara, Iguatu, Maracanaú –, 22 da UECE e 6 da Faculdade Vale do Jaguaribe, em Aracati", detalha. Na premiação, os 10 primeiros nas modalidades Química Geral, Química Inorgânica, Química Orgânica, Química Analítica e Físico-Química  receberam diploma de honra ao mérito e os três primeiros de cada modalidade ganharam medalhas. Os melhores resultados em geral, além das medalhas e certificados, foram contemplados com prêmio em dinheiro oferecido pelo Conselho Regional de Química e passagens para ir à Olimpíada Internacional.

Na premiação, que contou com um auditório lotado e público bastante animado, estiveram presentes a Pró-Reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado; o diretor do Centro de Ciências da UFC, Prof. Raimundo Costa; a coordenadora da OCESQ, Profª Nilce Brasil; o coordenador do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, Prof. Sérgio Melo; o presidente da Associação Brasileira de Química, Robério Fernandes; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda; e a Profª Maria Eugênia Vargas, representando o Conselho Regional de Química da 10ª Região.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Na ocasião, a Profª Márcia Machado ressaltou o caráter formativo da Olimpíada. "Esse tipo de competição é construtiva porque alimenta em cada um a capacidade de fazer algo bom e fazer algo que depois possa voltar para a sociedade".

Sérgio Melo, coordenador do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, também acentuou a característica de descoberta de talentos nas olimpíadas estudantis. "Hoje a pós-graduação em Química está sendo alimentada com ex-participantes da Olimpíada, temos professores universitários ex-olímpicos, gente que foi para o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts), para multinacionais. O projeto nada mais é do que identificar jovens vocacionados para essa ciência e estimular para seguir o estudo", comentou.

Imagem: José Marques Neto recebeu a medalha e o título de primeiro lugar na OCESQ (Foto: Viktor Braga/UFC)Robério Fernandes, da Associação Brasileira de Química, enfatizou o papel da Universidade no fomento a jovens mentes para as olimpíadas de ciências. "Vejo que a universidade cumpre o seu papel com esse tipo de atividade. O Brasil está crescendo nas olimpíadas científicas e buscando melhores posições; esse é o Brasil que dá certo", avaliou.

EXPECTATIVAS E REALIZAÇÕES – Com muitos abraços e votos de parabéns, José Marques Neto recebeu a medalha e o título de primeiro lugar na OCESQ. Veterano em olimpíadas de Ciências, José Marques afirma que esta trouxe uma conquista especial, a primeira classificatória internacional. "Para mim é em especial muito importante porque desde o ensino médio participava de olimpíadas, de Química principalmente, e apesar de ter tido boas classificações nunca tinha ido para a internacional. É um objetivo que sempre quis e bom que tive a oportunidade de alcançá-lo", afirma.

Quem também celebrou a oportunidade de representar o Ceará em Teerã foi Sueslley Rodrigues, segundo lugar na OCESQ. "Na verdade, para mim é uma surpresa porque como estou quase me formando acabei não tendo tanto tempo para estudar, realmente foi muito complicado, mas estou muito feliz e agradeço muito a Deus pela conquista", celebrou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331