Criado Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas

Imagem: Integrantes do Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)A escassez dos recursos hídricos, um desafio para o desenvolvimento do Estado, e o compromisso institucional da UFC em contribuir para o progresso do Ceará, do Nordeste e do País foram alguns dos motivos que levaram a UFC a criar o Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas, cujos integrantes foram empossados no final da tarde de sexta-feira (23), no gabinete do Reitor Henry de Holanda Campos.

Coordenado pelo Prof. Francisco de Assis Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, o Núcleo, referendado pelo Conselho Universitário (Consuni), terá, entre outras atribuições, a de gerenciar de forma integrada os recursos hídricos; monitorar, avaliar e planejar proativamente as secas; adaptar os sistemas de recursos hídricos à variabilidade e mudança climática; desenvolver tecnologias de tratamento e melhora da qualidade da água e prover o uso sustentável dos recursos hídricos observando o nexus clima-água-energia-alimento.

Veja outras imagens da posse dos integrantes no Flickr da UFC

O Reitor Henry Campos, em sua fala, destacou a importância da criação do Núcleo e reconheceu que a UFC vive um momento excepcional de trabalho, apesar das turbulências pelas quais passa o País. "Constatamos que, cada vez mais, a nossa Instituição está alinhada à sociedade", afirmou o Reitor.

Imagem: Prof. Francisco de Assis Souza Filho assina o documento de posse de coordenador do Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas "O Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas não terá a água apenas como tema; a água é a questão central", afirmou o Prof. Francisco de Assis Souza Filho, destacando a diversidade de formação dos integrantes do grupo, o que dará uma ampla dimensão aos trabalhos. Observou o Prof. Assis Souza Filho que as ações de gerenciamento de recursos hídricos reduziram a vulnerabilidade do Estado, aumentaram a resiliência com relação às secas e, apesar de seis anos de estiagem, não se viu tantos flagelos como se via antes. Mas reconhece que é preciso se fazer muito mais, "mais pesquisas, avançar em tecnologia", complementa.

O coordenador do Núcleo lembrou a necessidade de se identificar a dimensão social das pesquisas com relação à agua, dizendo não existir uma solução homogênea dada a heterogeneidade do território. Finalizou sua fala admitindo que, agora criado, o Núcleo terá uma agenda bastante intensa.

INTEGRANTES – São integrantes do Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas os seguintes professores: Francisco de Assis de Souza Filho (coordenador), Marco Aurélio Holanda de Castro, Ticiana Marinho de Carvalho Studart, José Capelo Neto, Francisco Osny Eneas da Silva e John Kennedy de Araujo, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (coordenador); Francisco Nepomuceno Filho, Carlos Lenz César, Maria Marlúcia Freitas Santiago, Raimundo Nogueira da Costa Filho, do Departamento de Física; Daniel Rodrigues do Nascimento Junior, Sônia Maria Silva Vasconcelos, Itabaraci Nazareno Cavalcante e Mariano Gomes Castelo Branco, do Departamento de Geologia; Jawdat Abu el Haj, do Departamento de Ciências Sociais; Helena Becker, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química; Felipe de Freitas Munarin, do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica em Engenharia e Arquitetura, e Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938