Profissionais de saúde participam de curso de auriculoterapia para sequelas da chikungunya

Imagem: A auriculoterapia vem sendo usada para amenizar sequelas da chikungunya (Foto: Ministério da Saúde)O Curso de Auriculoterapia para Sequelas de Chikungunya na Atenção Básica, que acontece desde maio, prosseguirá com encontros nos dias 7 de julho e 4 de agosto. A iniciativa é do Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde, vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, e é realizada em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

O trabalho tem a coordenação da professora e enfermeira em Práticas Integrativas e Complementares Angela Maria Alves e Souza (UFC) e da enfermeira Maria Ivanília Tavares Timbó (Prefeitura de Fortaleza). A Profª Angela explica que a ideia de promover o Curso de Auriculoterapia para Sequelas de Chikungunya na Atenção Básica surgiu em abril de 2017, "diante da situação preocupante que Fortaleza e o Estado do Ceará estão enfrentando com a chikungunya".

Participam do curso 34 profissionais que já concluíram o Curso de Auriculoterapia promovido, em 2016, pelo Ministério da Saúde e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estes profissionais (enfermeiros, médico, dentistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais) participam de Grupo Auriculoterapia na Atenção Básica, coordenado por Luciana Cordeiro, enfermeira da Estratégia Saúde da Família de Fortaleza.

A Profª Angela informa que, com a formação de profissionais, já foi implantado o atendimento com auriculoterapia em 20 postos de saúde de Fortaleza e também ocorrem atendimentos em outros municípios do interior: Cascavel, Beberibe, Icó, Sobral, Barroquinha, Uruburetama, Russas, Crato e Horizonte. Acrescenta que a medida tem contribuído para o aumento do acesso da população às práticas integrativas complementares (PIC), com registro de grande demanda em vários postos de saúde do Ceará.

Fonte: Profª Angela Souza, do Departamento de Enfermagem – fone: 85 99984 6890 / e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.