Pós-Graduação em Odontologia promove 53º Encontro do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários

Imagem: A dentista Flávia Gonçalves recebeu prêmio das mãos do Prof. Júlio Jorge Lóssio (Foto: Viktor Braga/UFC)O 53º Encontro do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD), evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará, foi aberto na noite de terça-feira (18), no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza. O GBMD, fundado em 1964, é uma das sociedades científicas mais antigas do campo da Odontologia do Brasil, que reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de todo o País. É a segunda vez que a capital cearense sedia o congresso da entidade, após um intervalo de mais de 30 anos.

Segundo o Prof. Vicente de Paulo Aragão Sabóia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC e presidente da comissão organizadora local, sediar um evento dessa natureza é muito relevante para a área odontológica no Ceará, em especial para a UFC, que há 15 anos mantém um Programa de Pós-Graduação em Odontologia, com cursos de mestrado e doutorado. "Materiais Dentários não seria uma especialidade odontológica, mas uma área da Odontologia que dá suporte para todas as outras áreas. Quando você vem a um congresso de um grupo de Materiais Dentários, você vai ver trabalhos sobre implantes, estética dental, clareamento, endodontia, que é o tratamento dos canais radiculares, próteses, enfim, é um mundo da Odontologia que está aqui", explica.

O Prof. Vicente Sabóia destaca como aspecto fundamental a internacionalização da universidade, pois o congresso terá como convidados seis renomados professores do exterior, o que abre perspectivas para futuros projetos de pesquisa em conjunto e intercâmbios acadêmicos.

Veja outras imagens da abertura do evento no Flickr da UFC

A mesa da solenidade de abertura contou com as presenças da diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Profª Geanne de Matos Andrade; da diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Profª Lidiany Karla Azevedo Rodrigues; do presidente nacional do GBMD, Prof. Murilo Baena Lopes; e do presidente do 53º Encontro da entidade, Prof. Eduardo Moreira da Silva.

Imagem: O Prof. Vicente de Paulo Aragão Sabóia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC, é presidente da comissão organizadora local do evento (Foto: Viktor Braga/UFC)PREMIAÇÃO – Na sequência da abertura do evento, foi entregue o Prêmio Aílton Gondim Lóssio na categoria Profissional. A distinção homenageia o Professor Emérito da UFC (1983), docente aposentado da FFOE e um dos sócios-fundadores do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários. Na cerimônia, o Prof. Aílton Gondim Lóssio (in memoriam) foi representado por seu filho, o Prof. Júlio Jorge Lóssio, também docente aposentado pela UFC.

No universo de mais de 300 trabalhos submetidos, o vencedor do Prêmio Aílton Gondim Lóssio foi a pesquisa intitulada "Avaliação in vitro de membranas poliméricas carregadas com vitamina D e dexametasona na engenharia tecidual óssea", de autoria de Gonçalves, F.; Lopes, DP; Moreira, MSN; Arana-Chaves, VE e Catalani, LH. O trabalho inédito foi produzido por uma equipe multidisciplinar de docentes e pesquisadores das áreas de Odontologia e Química da Universidade Ibirapuera e da Universidade de São Paulo (USP).

A dentista e professora da Universidade Ibirapuera (SP) Flávia Gonçalves, uma das autoras do trabalho premiado, recebeu com alegria o reconhecimento ao esforço de mais de dois anos de pesquisa, financiada com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Edital Universal. A proposta do trabalho, segundo a pesquisadora, é desenvolver uma membrana que se liga a células-tronco, no intuito de regenerar tecidos para casos de perda óssea causada por gengivites e outras doenças periodontais com inflamações envolvidas. A pesquisa foi realizada em estágio in vitro, ou seja, na escala das células, e as próximas etapas dos estudos clínicos envolvem testes in vivo com cobaias, e posteriormente com humanos.

ARTE E CULTURA – A abertura contou ainda com apresentação da Caravana Cultural, grupo percussivo que executou ritmos característicos da música nordestina, como coco, maracatu cearense e bumba meu boi. O 53º Encontro do GBMD segue até sexta-feira (21), com uma vasta programação, que inclui palestras, fóruns e painéis, além de uma feira com exposição de produtos clínicos para Odontologia.

Fonte: Prof. Vicente de Paulo Aragão Sabóia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC – fone: 85 3366 8232