Com inscrições gratuitas, 27º Cine Ceará realiza curso de Cinema e Literatura

Imagem: Jornalista e crítico de cinema José Geraldo CoutoA adaptação da obra literária para o cinema será abordada no curso "Cinema e Literatura - Uma Via de Mão Dupla", que acontece de 7 a 11 de agosto no Instituto do Ceará (Rua Barão do Rio Branco, 1594, Centro), como parte da programação do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, evento promovido pela Universidade Federal do Ceará.

A atividade será conduzida pelo jornalista e crítico de cinema José Geraldo Couto, autor de artigos e ensaios para os livros O cinema dos anos 80 e Folha conta 100 anos de cinema. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas on-line, pelo site do festival, até o dia 2 de agosto.

São ofertadas 30 vagas e os participantes com frequência igual ou superior a 75% receberão certificado emitido pelo 27º Cine Ceará.

O curso é dividido em cinco aulas que exploram temas como as dificuldades de adaptar autores que centram sua literatura na forma de narrar, afinidades e entrechoques entre escritor e cineasta, além das falsas ideias sobre adaptação literária, como "o livro é sempre melhor que o filme" e "adaptação tem que ser fiel ao texto".

O curso é destinado a estudantes de Cinema, Comunicação, Letras e demais interessados. A sua programação está disponível no site do festival. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3366 7772.

O 27° Cine Ceará, que acontece de 5 a 11 de agosto, é uma promoção da UFC, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com patrocínio da SP Combustíveis e M. Dias Branco, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e da Enel e da Oi, por meio do Mecenato Estadual do Ceará. Além disso, conta ainda com Apoio Cultural da Oi Futuro e Indaiá.

Fonte: Assessoria de imprensa do Cine Ceará – fone: 85 3252 5401