MEAC promove Semana do Aleitamento Materno a partir desta terça-feira (2)

As atividades da Semana do Aleitamento Materno são gratuitas e abertas à comunidade (Imagem: Divulgação/MEAC)A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da Universidade Federal do Ceará, divulga programação especial da Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada de 1º a 7 de agosto. A abertura oficial do evento ocorreu nesta terça-feira (2), às 8h30min, no auditório da MEAC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo). A instituição é uma unidade do Complexo Hospitalar da UFC e integra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno inclui oficinas, palestras, sessões educativas, rodas de conversa e jogos. Confira na íntegra no site da MEAC. As atividades serão conduzidas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros especialistas. O público-alvo da iniciativa abrange gestantes e mães internadas nas enfermarias e ambulatórios, bebês da unidade neonatal, acompanhantes, profissionais de saúde e demais interessados. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Entre os principais benefícios do aleitamento para o bebê estão a redução da obesidade e a prevenção de diabetes, problemas gastrointestinais e alergias. Especialistas explicam que o leite materno deve ser alimento exclusivo durante os primeiros 6 meses de vida do recém-nascido e é recomendado até os 2 anos de idade.

SAIBA MAIS – A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi lançada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA – World Alliance for Breastfeeding Action), com o objetivo de promover a prática do aleitamento materno. A edição de 2017 tem como slogan "Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você" e traz cerca de 380 eventos simultâneos ao redor do mundo, tendo a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) como representante local no Ceará.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da MEAC – fone: 85 3366 8577