Promovido pela UFC, 27º Cine Ceará tem abertura oficial no sábado (5)

Imagem: O premiado chileno "Uma Mulher Fantástica", de Sebastián Lelio, será o filme de abertura do 27º Cine Ceará (Imagem: Divulgação)A abertura oficial do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema será neste sábado (5), às 19h30min, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, onde o evento acontece até o dia 11. Ao longo de toda esta edição, serão mais de 90 filmes, entre curtas e longas-metragens, projetados também no Cinema do Dragão e na Praça do Ferreira.

Na sexta-feira (4), os ingressos para a abertura oficial serão distribuídos a partir das 14h, na bilheteria do Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro). Toda a programação é gratuita, que pode ser conferida no site do festival.

Nesta edição, sete longas concorrem ao troféu Mucuripe. O premiado chileno Uma Mulher Fantástica, de Sebastián Lelio, será o filme de abertura. No domingo (6), a partir das 19h, acontece a estreia mundial de Malasartes e o Duelo com a Morte, longa brasileiro com o maior número de efeitos especiais do País, cuja exibição contará com a presença do diretor Paulo Morelli e do protagonista Jesuíta Barbosa. Também no dia 6, no Cineteatro São Luiz, o Cine Ceará presta homenagem ao cineasta e diretor de fotografia Walter Carvalho. Na segunda-feira (7), será exibido o argentino Ninguém está Olhando, de Julia Solomonoff.

Já na terça-feira (8), a produção cubana-francesa Santa e Andrés, de Carlos Lechuga, que venceu 11 prêmios em festivais internacionais, terá sua estreia no Brasil. Na quarta-feira (9), a competição contará com dois longas: o brasileiro Pedro sob a Cama, de Paulo Pons, com a presença do ator Fernando Alves Pinto, e a produção O homem que cuida, de Alejandro Andújar. No dia 10, será exibido Últimos dias em Havana, de Fernando Pérez, um dos grandes destaques do Festival de Berlim deste ano e premiado como o melhor filme latino-americano no Festival de Málaga.

Imagem: No domingo (6), acontece a estreia mundial de "Malasartes e o Duelo com a Morte", com a presença do diretor Paulo Morelli (Imagem: Divulgação)Os filmes serão distribuídos nas seguintes mostras: Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, Mostra de Cinema Chileno, Olhar do Ceará, mostras sociais Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Cinema na Praça. Também haverá Exibições Especiais, entre elas o longa Corpo Elétrico, de Marcelo Caetano, no dia 6, seguida de debate com o diretor, e O Caminho das Hortências, de Ronaldo Nunes, no dia 8, ambas no Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema).

Os curtas também vão marcar presença. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem estão 14 produções, com destaque para Vênus – Filó a fadinha lésbica, de Sávio Leite, e Mehr Licht!, de Mariana Kaufman. Na Mostra Olhar do Ceará participam 23 curtas.

Na competitiva de longa-metragem, serão agraciados com o troféu Mucuripe os vencedores nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz dos longas. Concorrem ao troféu Mucuripe na competitiva de curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. Convidado do festival, o jornalista Rodrigo Fonseca assina a curadoria dos longas junto a Margarita Hernández, coordenadora geral do Cine Ceará, e Wolney Oliveira, diretor do festival. Na curadoria dos curtas estão a professora da UFC Beatriz Furtado e o cineasta e programador de cinema Salomão Santana.

Imagem: O longa "Corpo Elétrico", de Marcelo Caetano, será exibido dia 6, seguido de debate com o diretor (Imagem: Divulgação)CINEMA CHILENO – As exibições do 27º Cine Ceará, no entanto, já começam nesta terça-feira (1º), com a Mostra de Cinema Chileno. Até o dia 6, na Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema), serão apresentados 16 longas e um curta-metragem. A mostra exibirá importantes obras do cinema chileno, como A montanha sagrada, de Alejandro Jodorowsky, De quinta a domingo, de Dominga Sotomayor, Como me dá na telha II, de Ignacio Agüero, além de Gloria, de Sebastián Lelio.

Apresentado por BNDES e Enel, o 27° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com patrocínio da SP Combustíveis e M. Dias Branco, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e da Enel e da Oi, por meio do Mecenato Estadual do Ceará. Além disso, tem  Apoio Cultural da Oi Futuro e Indaiá.

Mais informações pelo site do festival ou na página do Cine Ceará no Facebook.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cine Ceará – fone: 85 3252 5401