Entenda como funcionará a CeGenBio

A Universidade Federal do Ceará teve duas grandes propostas selecionadas em edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e receberá R$ 5,5 milhões para pesquisas de ponta. Os recursos serão destinados à implantação da Central de Genômica e Bioinformática (CeGenBio) e do Laboratório Embarcado Multiusuário do Atlântico Equatorial (LEMAE).

Com financiamento de R$ 4,2 milhões, o principal projeto aprovado pela Finep é o da CeGenBio, que beneficiará pesquisas de áreas como medicina, farmacologia, biotecnologia e ecologia, da UFC e de outras instituições.

Em linhas gerais, a Central permitirá estudos de sequenciamento de ácidos nucleicos, ou seja, estudos sobre a sequência, organização e expressão de material genético de seres humanos, animais, plantas e microrganismos. A genômica tem revolucionado a ciência, auxiliando pesquisadores a "ler o DNA" de forma mais precisa, através do uso de tecnologias de ponta, como as que serão disponibilizadas na CeGenBio.

Os avanços da genômica e as tecnologias de sequenciamento de ácidos nucleicos são considerados imprescindíveis para várias áreas do conhecimento. "No caso da pesquisa sobre o câncer, por exemplo, será possível caracterizar bem os tipos de alterações celulares que o paciente apresenta, tanto já descritas quanto novas. Isso traz ganhos para o diagnóstico e para o conhecimento sobre a doença", ilustrou o Prof. Diego Wilke, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC.

Em outra frente de pesquisas, o conhecimento dos microbiomas de diferentes ecossistemas, revelados pelo sequenciamento direto de amostras de DNA ambiental (metagenoma), tem permitido o desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura, aquicultura e conservação ambiental. "Conhecendo o material genético de espécies em determinados ecossistemas – uma planta, um animal ou um microrganismo –, a gente consegue estimar quão equilibrado ou impactado está aquele ambiente, por exemplo",  explica a Profª Vânia Melo, do Departamento de Biologia da UFC.

Localizada no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), a CeGenBio pretende oferecer condições necessárias para o avanço de pesquisas de ponta em genômica e formação de pessoal altamente qualificado nas áreas de genômica e bioinformática, de forma a garantir que o Nordeste amplie pesquisas nessa área – que ainda apresenta uma lacuna na região –, além de atender a demandas em território nacional e internacional. A expectativa é que a Central beneficie instituições de pesquisas, hospitais, hemocentros, laboratórios de análises clínicas e empresas.

Fontes: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331 /  Prof. Odorico de Moraes, diretor do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) – fone: 85 3366 8201