VI Workshop de Escrita Científica recebe inscrições até 18 de agosto

Imagem: Cartaz do VI Workshop de Escrita Científica (Imagem: Divulgação)Estão abertas, até 18 de agosto, as inscrições para o VI Workshop de Escrita Científica da Universidade Federal do Ceará, que ocorrerá de 28 a 30 deste mês. Com o objetivo de desenvolver a redação científica com base na lógica da ciência, bem como aplicar conceitos do método lógico na reestruturação de manuscrito, o curso é aberto a alunos de graduação e de pós-graduação, além de profissionais.

O workshop será ministrado pelo Prof. Gilson Volpato, docente aposentado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). São ofertadas 200 vagas.

A promoção é da UFC, por meio do Grupo de Pesquisa em Processamento de Imagens (GPI) e do Laboratório de Visão, Imagens e Sinais (Labvis), vinculados ao Departamento de Engenharia de Teleinformática. As atividades ocorrerão no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, totalizando 16 horas-aula.

O programa vai englobar tópicos como: "Ciência: a base empírica e objetividade", "Publicação: o que publicar?", "Bases para redação", "Contextos do pensamento", "O texto como argumento lógico e passos na redação", "Estrutura das partes do texto científico", entre outros.

As inscrições são feitas no site da Associação Técnico-Científica Eng.° Paulo de Frontin (Astef), onde estão mais detalhes sobre o workshop.

O PALESTRANTE – É mestre (1981) e doutor (1986) em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Unesp e pós-doutor  (1992) pelo Institute of Animal Sciences, na Agricultural Research Organization, Bet-Dagan, Israel. É docente aposentado do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências de Botucatu da Unesp. É livre-docente e bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1B, pelo CNPq e coordenador do grupo de pesquisas Centro de Estudos sobre Bem-estar Animal.

Presidiu a Comissão dos Editores Científicos da Unesp durante quatro anos. Foi avaliador de pós-graduação pela Capes. Atua, há 29 anos, nas áreas de metodologia, redação e publicação científica. É autor de 10 livros na área de redação e publicação científica.

Fonte: Profª Fátima Sombra, do Grupo de Pesquisa em Processamento de Imagens (GPI) da UFC – fone: 85 3366 9467