UFC recebe proposta de parceria para integrar Cátedra Unesco na área da Bioética

Imagem: Encontro aconteceu no gabinete do Reitor (Foto: Viktor Braga/UFC)A Universidade Federal do Ceará recebeu proposta de parceria para integrar, através da Faculdade de Medicina, a Unidade da Cátedra de Bioética da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Ceará.

O convite foi transmitido nesta segunda-feira (7) ao Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, pelo Presidente do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), Ivan de Araújo Moura Fé, que recebeu o convite do diretor do Departamento dos Países de Língua Portuguesa da Cátedra de Bioética da Unesco, Prof. Rui Nunes, da Universidade do Porto.

O objetivo da Cátedra é difundir o ensino da bioética por meio de cursos, seminários e outras atividades. O Reitor manifestou o interesse na associação, destacando a importância de uma iniciativa deste porte que reforça a internacionalização da UFC. Ele cogitou, inclusive, a possibilidade de criação de um doutorado em Bioética em parceria com a Universidade do Porto, instituição com a qual a UFC mantém convênio.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Da reunião, realizada na Reitoria, participaram a diretora da Faculdade de Medicina e conselheira do Cremec, Profª Valéria Goes Ferreira Pinheiro; o Vice-Presidente do Cremec, Helvécio Neves Feitosa, e o tesoureiro Rafael Dias Marques Nogueira, ambos professores da UFC.

Ficou acertado que a diretora da Faculdade de Medicina da UFC e o Presidente do Cremec terão novos encontros para viabilizar a parceria. A Profª Valéria Goes destaca que a Cátedra de Bioética irá contribuir para elevar ainda mais as discussões, já que ocorrerão em âmbito internacional.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307