Grupo de Harvard do curso colaborativo de saúde pública visita o MAUC e a Reitoria

Imagem: O grupo de participantes do curso colaborativo de saúde pública visitou o MAUC e também a Reitoria da UFC (Foto: Viktor Braga)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, recebeu na tarde da última sexta-feira (12) visita do grupo de participantes do curso colaborativo de saúde pública, promovido em parceria entre a UFC e a Universidade de Harvard (Estados Unidos).

Guiada pela pró-reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, e pelo diretor do Museu de Arte da UFC (MAUC), Prof. Pedro Eymar, a comitiva de pesquisadores brasileiros e norte-americanos visitou os espaços de exposição do MAUC e o salão nobre da Reitoria, no Campus do Benfica.

Veja outras imagens da visita no Flickr da UFC

Para a Profª Marcia Castro, docente da Escola de Saúde Pública de Harvard, as visitas técnicas a comunidades, organizações não governamentais e projetos sociais ligados à saúde foram destaque nas duas primeiras semanas do curso. O Projeto 4 Varas de Saúde Comunitária no bairro Pirambu, o Instituto da Primeira Infância (IPREDE) e o Hospital São José estiveram entre as instituições que o grupo pôde conhecer de perto. "Está sendo um aprendizado para todo mundo abrir os olhos, os ouvidos e o coração para várias iniciativas que estão acontecendo aqui, não somente dos estrangeiros, mas também de brasileiros de outros estados e do Ceará", avalia.

Imagem: Na visita ao MAUC, Annie Tsay contou que estuda medicina e elogiou o curso colaborativo por auxiliar a superar barreiras culturais e linguísticas (Foto: Viktor Braga)INTERCÂMBIO – A estudante norte-americana do terceiro ano de Medicina da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) Annie Tsay soube do curso quando fez algumas disciplinas como aluna especial em Harvard. Filha de pais brasileiros, veio poucas vezes ao País durante a infância para visitar parentes no Paraná e em São Paulo.

Recentemente, já na faculdade, esteve por três meses em Salvador (BA) para realizar uma pesquisa sobre a síndrome de hemorragia pulmonar associada à leptospirose. "Por meio dos projetos em grupo que temos trabalhado, aprendemos a colaborar uns com os outros para superar barreiras culturais e linguísticas. Também buscamos, coletivamente, compreender como fazer a diferença, e assim ajudar a população de Fortaleza", afirma.

Na recepção aos convidados no salão nobre da Reitoria, o reitor da UFC saudou os visitantes de Harvard. "É um prazer tê-los aqui, e mais uma vez o curso foi uma experiência muito bem-sucedida. Gostaria de expressar minha gratidão à equipe organizadora e espero que vocês tenham tido um tempo produtivo, aprendendo e aproveitando a cidade", disse. Estiveram ainda presentes à ocasião pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas da UFC, além do reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Prof. Anastácio Queiroz.

SAIBA MAIS – A programação do curso colaborativo de saúde pública segue até o próximo dia 19 de janeiro. Idealizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA) em conjunto com a UFC, a formação reúne pesquisadores da saúde para abordar temas transversais como desenvolvimento infantil, violência urbana e ações preventivas a doenças como tuberculose, leishmaniose, dengue e HIV/aids.

Leia mais: Reitor dá boas-vindas a participantes do curso colaborativo entre UFC e Harvard

Fonte: Profª Márcia Machado, pró-reitora de Extensão e coordenadora local do evento – fone: 85 3366 7467