Inscrições para 1º congresso e feira estadual do campo de públicas estão abertas

Imagem: Oficinas sobre temas da administração pública, painéis temáticos e feira são algumas das atividades do Concecap. (Imagem: Divulgação)Estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Cearense do Campo de Públicas (Concecap), evento que o Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará realiza de 14 a 16 de março. Com o tema "Gestão pública e políticas de desenvolvimento: cenários e desafios no Ceará", vai ocorrer na Universidade do Parlamento Cearense (Av. Pontes Vieira, 2391, Dionísio Torres), vinculada à Assembleia Legislativa do Estado Ceará.

O congresso visa debater novas perspectivas de planejamento de longo prazo para o Ceará, contribuindo para o desenvolvimento regional e o aperfeiçoamento do setor público. Outro objetivo é gerar conhecimento por meio do compartilhamento entre a academia, as instituições públicas e a sociedade civil de experiências e ideias inovadoras que estimulem a redução das desigualdades e o aprimoramento dos serviços essenciais para a população, como saúde, educação, abastecimento de água, segurança pública, geração de emprego e renda, entre outros.

O evento é voltado a gestores municipais e estaduais, bem como representantes do terceiro setor, da iniciativa privada, das instituições de ensino superior e da sociedade civil com foco na gestão.

Entre as atividades previstas estão oficinas sobre os diversos temas da administração pública, painéis temáticos, apresentação de trabalhos acadêmicos e três grandes momentos: o lançamento da Associação Cearense de Profissionais do Campo de Públicas, a realização da 1ª Feira Estadual do Campo de Públicas (FECAP) e a formação de grupos de trabalho em que ocorrerão debates sobre a Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050.

FEIRA – A 1ª Feira Estadual do Campo de Públicas (FECAP), a ser realizada nos dias 14 e 15 de março, reunirá e divulgará o trabalho de instituições que atuam no campo de públicas cearense.

A feira contará com espaço para exposição de projetos de empresas juniores, cursos de graduação e pós-graduação do campo de públicas, bem como ações de municípios e organizações sociais. A ideia é promover a troca de experiências de novos modelos de gestão, além de divulgar para a sociedade as inovações que estão acontecendo na seara da gestão pública cearense.

O evento será no hall principal da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Avenida Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres). Mais informações podem ser obtidas no site do 1º Concecap e nos perfis do evento no Facebook e no Instagram.

CAMPO DE PÚBLICAS – É uma expressão utilizada por professores, pesquisadores, estudantes e gestores dos cursos de Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Pública, Gestão Social, Políticas Públicas e Ciências do Estado de universidades brasileiras.

Esse campo forma profissionais, gera conhecimento, desenvolve e difunde metodologias e técnicas, propõe inovações sociais e de processos que contribuam para o fortalecimento da gestão pública. Também visa à qualificação e melhoria da ação governamental e à intensificação e ampliação das formas de participação da sociedade civil na condução dos assuntos públicos. Conquistou reconhecimento e identidade institucional em 2014 como campo de formação acadêmica e profissional, com a edição de diretrizes curriculares nacionais próprias.

Fonte: Comissão organizadora do 1º Concecap – fones: 85 99960 9923 e 98652 3168 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.