Conselho Universitário aprova título de professor emérito para Jáder Onofre de Morais

Imagem: Reunião do Consuni foi conduzida pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos (Foto; Viktor Braga/UFC)O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira (26), a concessão do título de professor emérito ao Prof. Jáder Onofre de Morais. O título é concedido apenas a professores aposentados da UFC que se distinguiram por ações relevantes e dedicação integral ao ensino, pesquisa e extensão ao longo de sua carreira.

A proposta, apresentada pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar), foi relatada pela conselheira Vládia Borges. O Prof. Jáder Onofre é considerado um dos pesquisadores seniores da área de geologia marinha no Brasil. Também foi membro e presidente do Comitê de Oceanografia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Jáder Onofre iniciou sua carreira acadêmica como auxiliar de pesquisa na antiga Estação de Biologia Marinha, atual Labomar, em 1967. Foi criador e coordenador da Divisão de Oceanografia e Abiótica do Labomar de 1969 a 1976, tendo sido diretor daquela unidade por 12 anos (1976-1988). Participou da criação tanto do Curso de Geologia, onde foi chefe do Departamento entre 1991 e 1995, como do Departamento de Engenharia de Pesca da UFC.

Imagem: Prof. Jader Onofre de MoraisAposentado desde 1995, ele continua colaborando ativamente até hoje na Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC, como coordenador do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (Pronex) – Funcap/CNPq.

O professor também teve atuação de destaque na vida acadêmica mesmo fora da UFC. Em 1998, assumiu a diretoria científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), tendo alcançado sua presidência três anos depois. Em 1998, assumiu como professor titular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), de onde veio a ser reitor entre 2004 e 2009.

A Profª Ozilea Menezes, representante do Labomar no Consuni, destacou a trajetória de vida e a produção acadêmica do Prof. Jáder. "É admirável sua biografia, bem como sua produção científica. E é indissociável essa produção do homem sério, íntegro e humano", disse. A indicação foi defendida ainda pelos conselheiros Márcio Ramos e Antonio Gomes de Souza Filho.

Fonte: Conselho Universitário da UFC – fone: 85 3366 7340