Procurar no portal

Alianças marcam a proposta do Distrito de Inovação em Saúde do Porangabuçu

Imagem: Reitor Henry Campos afirmou na ocasião que a UFC é "ponta de lança" do Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabussu (Foto: Jr. Panela/UFC)Políticos, autoridades universitárias, empresários, gestores públicos e privados, lideranças comunitárias e moradores participaram na manhã desta terça-feira (30) da solenidade de lançamento do programa Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabussu, pioneiro na área na América Latina.

O evento ocorreu na Lagoa do Porangabuçu (rua Porfírio Sampaio, s/n, Rodolfo Teófilo). O programa, que será realizado através de grande aliança unindo governo, prefeitura, iniciativa privada, a Universidade Federal do Ceará e moradores do Porangabuçu e de bairros vizinhos, é definido como uma metodologia de desenvolvimento social para promover inovação e reduzir a desigualdade social.

Foi inspirado no Distrito 22@, implantado na cidade de Barcelona, na Espanha, o qual foi considerado o maior e mais ousado projeto de transformação urbana da Europa. O médico e professor da UFC Carlos Roberto (Cabeto) Martins Rodrigues Sobrinho coordena o Grupo de Implantação do Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabussu. Para ele, a iniciativa resultará num novo modelo de cidade.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Ele explicou que, em Fortaleza, pela vocação da área onde está instalado o Campus do Porangabuçu da UFC, com a concentração de cursos, hospitais e serviços na área de saúde, o programa terá atividades voltadas para a produção de conhecimento nos campos das ciências da vida e tecnologias médicas e, dentro de sua natureza transformadora, englobará iniciativas voltadas para os aspectos econômicos, sociais, educacionais, culturais, urbanísticos e infraestruturais.

O coordenador considera que, no prazo de 12 anos, o programa estará implantado, porém destaca que se trata de "um processo que tem início mas não tem fim", pela própria dinâmica social. Ele condiciona, para o êxito da iniciativa, que o programa seja uma ação de estado, não de governo. "Propomos fazer uma modelagem para incluir esse novo modelo de cidade, que tem como tripé Universidade, poder público e empresas privadas. Tudo isso incorporado com a sociedade. É isso que compõe a tríplice hélice do conhecimento e da inovação", explica.

Imagem: O médico e professor da UFC Carlos Roberto (Cabeto) Martins Rodrigues Sobrinho coordena o Grupo de Implantação do Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabussu (Foto: Jr. Panela/UFC)SOLENIDADE – A solenidade teve início com a apresentação artística das professoras do Curso de Música da UFC Liu Man Ying, violinista, e Dora Utermohl de Queiroz, violoncelista. Depois, seguiram-se os discursos de autoridades e a assinatura do pacto criando o Distrito de Inovação. Pela UFC, o reitor Henry Campos e o Prof. Cabeto assinaram o documento, também assinado pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e pela vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, representando o governador Camilo Santana, que precisou viajar a Brasília. Outros convênios voltados para as áreas de saúde, educação, infraestrutura e negócios envolveram os governos municipal e estadual, a Universidade e parceiros privados.

Para o reitor Henry Campos, a UFC é "ponta de lança" do Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabussu, iniciativa que representa "vários sonhos, sonhos de várias gerações" de pessoas que fizeram e fazem a Universidade. "Neste momento ele se materializa tendo como principal ícone o Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues, conduzido pelo professor Cabeto, que vem trabalhando para isso há 16 anos. Outro equipamento que vai ter muita importância no projeto é o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos, o NPDM, fruto de um trabalho exemplar do casal de professores cientistas da UFC Odorico e Elisabeth de Moraes", disse.

O reitor lembrou que, além dos hospitais no Campus do Porangabuçu, várias outras unidades, bem como serviços prestados pela UFC na área de saúde, vão ganhar "um olhar novo e novas oportunidades" com o programa. Citou o Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam), a Farmácia-Escola e a Clínica Odontológica entre os exemplos. "Então é meu dever como representante da comunidade universitária fazer uma convocação e um apelo para que todos se engajem nesse projeto, nossas faculdades, cursos e serviços", disse. Aventou também a possibilidade de parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que hoje tem como reitor o Prof. Anastácio Queiroz, também docente da UFC e ex-diretor do Hospital São José, o qual está na área a ser beneficiada pelo Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabussu.

Imagem: Na ocasião, foram assinados outros convênios voltados para as áreas de saúde, educação, infraestrutura e negócios, envolvendo os governos municipal e estadual, a UFC e parceiros privados (Foto: Jr. Panela/UFC)BAIRRO PLANEJADO – "A ideia é trazer o que há de melhor no mundo em tecnologia de saúde, associar isso ao nosso conhecimento universitário e produzir aqui inovações nessa área. Isso representará também novas oportunidades de emprego e, para quem já mora aqui, mais qualidade de vida, a partir de novos investimentos", disse o prefeito Roberto Cláudio.

A intenção é que, com o sucesso da implantação desse primeiro distrito de inovação – que compreenderá o polígono com partes dos bairros Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado, Damas, Benfica e Jardim América, tendo como ponto central a Lagoa do Porangabuçu –, o modelo seja levado para outras áreas da cidade, observando-se as diferentes vocações. Um exemplo citado é o da Praia de Iracema, que poderá ser um distrito de inovação na área de cultura e lazer.

A vice-governadora Izolda Cela, ao destacar a importância do programa, comentou que ele traz elementos muito relevantes, como o "trabalho de forma sistêmica, em rede" e a verdadeira inclusão social.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300