Seminário Internacional de Informação para a Saúde inscreve até 10 de fevereiro

Imagem: Submissão de trabalhos para o V Sinforgeds pode ser feita até 10 de fevereiro (Imagem: Divulgação)O prazo para submissão de trabalhos para o V Seminário Internacional de Informação para a Saúde (Sinforgeds) termina no dia 10 de fevereiro. O evento ocorrerá de 19 a 22 de junho, no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. O tema central é "Representação e organização da informação e do conhecimento mediadas pelas tecnologias digitais, com vistas ao empoderamento e ao protagonismo da saúde coletiva".

O V Sinforgeds é uma realização da UFC, através do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), do Departamento de Ciências da Informação (Dcinf), vinculado ao Centro de Humanidades (CH), e do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da Faculdade de Medicina. O evento tem como público-alvo professores, pesquisadores, gestores de organizações de saúde, profissionais e estudantes das áreas de ciência da informação, ciências da saúde, biblioteconomia, arquivologia, computação, administração, antropologia, letras, linguística, história, contabilidade, tecnologias digitais de informação, sociologia, comunicação e interessados nessas temáticas.

EIXOS TEMÁTICOS – A programação do V Sinforgeds será baseada na apresentação de comunicações orais (artigos completos e resumos expandidos), submetidas, obrigatoriamente, a um dos quatro eixos temáticos:

Regime de informação e protagonismo na saúde coletiva: trata dos aspectos teóricos e práticos do regime de informação como ferramenta que evidencia as relações informação-poder, mediadas pelas tecnologias digitais e ubíquas, na perspectiva da circulação, dinamização e transversalidade específica, contemplando as dimensões da saúde, simbólicas, culturais, ambientais, políticas, educativas e econômicas, bem como aspectos no protagonismo informacional na prevenção à saúde.

Representação, organização, terminologia e mediação da informação para a saúde: aborda reflexões teórico-práticas relativas a representação, organização, terminologia e papel da mediação da informação na perspectiva do acesso e uso dessa informação no contexto da promoção da saúde, bem como modelos de representação com ferramentas digitais: ontologia, taxonomias, mapas conceituais, construção de vocabulários e tesauros.

Saúde baseada em evidência, mineração de dados e preservação digital em prontuários do paciente: apresenta reflexões relativas ao papel da informação e das tecnologias para a saúde baseadas em evidência, na perspectiva de avançar os estudos relativos às ações de cuidados com os pacientes e à pesquisa científica.

Tecnologias digitais e educação em saúde: situa aspectos teóricos e metodológicos relativos à contribuição das tecnologias digitais para o empoderamento na educação em saúde, visando à melhoria do ensino, da pesquisa e das ações de cuidados com o paciente.

Orientações detalhadas sobre a submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento.

Mais informações sobre inscrições em geral e programação completa podem ser acessadas no site do Sinforgeds.

Fonte: Profª Virgínia Bentes Pinto, do Departamento de Ciências da Informação e coordenadora do V Sinforgeds – fone: 85 3366 7702