UFC é uma das 4 universidades brasileiras em ranking internacional das engenharias

Imagem: Logo do ranking internacional Times Higher Education (THE)Pela primeira vez, quatro universidades brasileiras pontuaram no ranking da Times Higher Education (THE) das melhores instituições de ensino de engenharia no mundo. A Universidade Federal do Ceará é uma dessas quatro instituições, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A UFC ficou na faixa entre 401-500 melhores universidades, assim como a UFMG. No THE, a partir da 100ª posição, as instituições são agrupadas por faixa. A USP ficou na faixa entre 251-300 e a Unicamp na faixa entre 301-400.

"Esse resultado é uma prova inconteste do crescimento e do amadurecimento acadêmico que vem ocorrendo no Centro de Tecnologia nos últimos 20 anos", avalia o diretor do CT, Prof. Almir Holanda. Ele lembra que, desde a década de 1990, a visão de futuro da unidade expressa em seu planejamento estratégico já era se tornar o "maior e melhor centro de tecnologia do Norte e Nordeste, tendo como base parâmetros internacionais".

A THE divulga, anualmente, um dos principais rankings universitários do mundo, o THE World Universities Rankings. Em paralelo, divulga rankings por regiões geográficas e por campo do conhecimento. No ranking geral, no ano passado a UFC manteve-se entre as mil melhores do mundo, aumentando sua nota de 18,5 para 21,4. No ranking regional, obteve a 39ª posição entre todas as instituições da América Latina.

O ranking utiliza 13 indicadores para aferir o desempenho das universidades, agrupados em cinco dimensões: ambiente de ensino (responsável por 30% da pontuação), volume e reputação das pesquisas (30%), influência das pesquisas realizadas (27,5%), internacionalização (7,5%) e receitas oriundas de transferência de tecnologia (5%).

Fonte: Prof. Almir Holanda, coordenador do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9600