Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Estudantes participam de seleção para atuar com aprendizagem cooperativa em escolas públicas

Imagem: Bolsistas veteranos do PRECE discutiram sobre os cinco elementos da aprendizagem cooperativa (Foto: Eideia/Divulgação)Às vésperas do início do ano letivo, mais de 200 estudantes escolheram retornar um pouco mais cedo à Universidade. Nos dias 8, 9, 20 e 21 de fevereiro, o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) oferece formação sobre Aprendizagem Cooperativa e Solidária para estudantes de cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará.

Durante a formação, serão selecionados 105 estudantes de licenciaturas e bacharelados para, em parceria com gestores, professores e estudantes da educação básica, e recebendo bolsa, desenvolver estratégias pedagógicas que estimulem a cooperação e a solidariedade em escolas públicas do Ceará. Inscreveram-se para a seleção 46 candidatos que concorrem à renovação da bolsa e 191 que disputam pela primeira vez.

Promovido pela Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia), o PRECE forma universitários, professores e estudantes da educação básica para desenvolver uma prática de ensino e aprendizagem protagonista e solidária. Em 2017, com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza e o Instituto Coração de Estudante (Icores), o programa desenvolveu parceria com mais de 60 escolas da rede de ensino público do Ceará.

No processo seletivo para 2018, os participantes terão quatro dias para vivenciar a proposta pedagógica do programa. Agrupados em equipes coordenadas por bolsistas veteranos, desenvolverão a responsabilidade sobre o próprio aprendizado e o compromisso com o aprendizado de todo o grupo.

Imagem: Um dos fatores que influenciam na seleção é a habilidade em trabalhar em equipe (Foto: Divulgação/Eideia)Para colaborarem com a experiência cooperativa dos estudantes que desejam ingressar na bolsa, nessa terça-feira (6), os bolsistas veteranos começaram a se preparar para coordenar os grupos cooperativos. Até esta quarta-feira (7), o grupo revisa o conteúdo estudado em 2017 e vivencia estratégias para o trabalho em equipe. Organizada com os princípios pedagógicos do PRECE, as equipes cooperativas se estruturam com o protagonismo estudantil, o respeito e a ajuda mútua.

Dessa forma, os candidatos à renovação e ao ingresso à bolsa serão avaliados pelo conhecimento da proposta pedagógica do PRECE, pela habilidade em trabalhar cooperativamente em equipe, pela capacidade de projetar estratégias para alcançar objetivos e pelo compromisso com o desenvolvimento da escola pública.

Fonte: Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) – fone: 85 3366 1892

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300