Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola necessita de doações

Imagem: Todo o leite doado passa por análise laboratorial e pasteurização (Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil)O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) precisa urgentemente de doações. O estoque atual é de aproximadamente 18 litros de leite humano pasteurizado, enquanto o mínimo de segurança é 30 litros, para atender os 75 bebês internados na Unidade Neonatal da maternidade. O Banco de Leite está localizado na Rua Papi Junior, na esquina com a Rua Prof. Costa Mendes, no bairro Rodolfo Teófilo.

A queda no estoque costuma ocorrer no período de dezembro a fevereiro, devido a festividades de fim de ano, férias e feriados prolongados, quando muitas doadoras viajam.

Para doar, as mães precisam estar saudáveis, amamentando seu bebê normalmente e ter excesso de leite; não devem estar tomando medicação incompatível com o aleitamento, além de ter exames laboratoriais sem alteração.

As interessadas em doar devem entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone (85) 3366 8509, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A equipe da MEAC vai buscar o leite na casa da doadora e todo o atendimento é gratuito.

Criado há 29 anos, o Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola é referência no Norte e Nordeste, com certificação padrão Ouro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite. Todo o leite doado passa por análise laboratorial e pasteurização antes de alimentar bebês que, por diversos motivos, não conseguem mamar da própria mãe. O BLH também atende as mães de recém-nascidos que têm dificuldades em amamentar, prestando assistência e dando orientações, além de realizar palestras para as gestantes.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da MEAC-Ebserh – fone: 85 3366 8577