Operação Volta às Aulas realiza reformas e melhoramentos nos campi da UFC

Imagem: Integrantes responsáveis pela execução da Operação Volta às Auas juntos na Reitoria (Foto: Ribamar Neto/UFC)Enquanto muitos ainda curtem férias, já trabalham intensamente equipes ligadas à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) e à Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC-Infra), com as prefeituras dos campi de Fortaleza (Benfica, Pici e Porangabuçu) e dos quatro campi do Interior (Sobral, Quixadá, Russas e Crateús) da Universidade Federal do Ceará, além de funcionários terceirizados.

Trata-se da Operação Volta às Aulas, que realiza obras de reforma e manutenção em espaços acadêmicos e administrativos para proporcionar mais conforto, funcionalidade e segurança à comunidade universitária.

O reitor Henry Campos disponibilizou para a operação, que vem ocorrendo desde janeiro deste ano, um montante de R$ 4,5 milhões, através de contrato de manutenção com a empresa Engemil Engenharia. De acordo com o superintendente da UFC-Infra, Prof. José Ademar Gondim Vasconcelos, os trabalhos incluem melhoramentos em salas de aula, refeitórios, banheiros, laboratórios, estacionamentos, vias e passeios. Atenção especial é dada à questão da acessibilidade.

Na lista de atividades constam revisão das cobertas (retelhamento); pinturas internas e externas; limpeza de caixas-d’água e cisternas – ação para prevenir o surgimento de focos do mosquito causador de arboviroses como a dengue; manutenção de subestações elétricas (abrigadas em solo); pavimentação de vias e passeios, sinalização de estacionamentos, dentre outras ações.

Nas salas de aula, também está sendo feita a troca de lâmpadas comuns pelas de LED, mais econômicas e duráveis, além da substituição de quadros brancos e recuperação de carteiras. A jardinagem e o paisagismo são outro ponto da operação, com melhoria dos espaços de convivência na Universidade.

ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA – O cuidado com a questão da acessibilidade de pessoas com deficiência manifesta-se na operação com reparos em rampas e adaptação de banheiros para torná-los acessíveis, pinturas nos estacionamentos sinalizando vagas para cadeirantes e aquisição de plataformas e elevadores para serem instalados em algumas edificações e palcos de auditórios.

Na manhã desta sexta-feira (16), os prefeitos dos campi de Fortaleza falaram sobre essas obras de reforma e manutenção em geral e destacaram alguns pontos em cada campus.

O prefeito do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, engenheiro Antônio Moacyr Ribeiro Tupinambá, destaca como exemplo naquele campus a criação de duas novas guaritas para dar mais segurança nos acessos ao campus. Uma delas fica localizada na Rua Pernambuco, próxima ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), e a outra, na Rua Piauí, em frente ao prédio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A guarita da Avenida Humberto Monte recebeu melhorias.

O prefeito do Campus do Porangabuçu, José Herculano Soares Júnior, falou sobre como a questão da acessibilidade naquele campus (que é aberto, interagindo com as ruas do entorno), estendeu-se à área externa com rampas e sinalizações nas calçadas. No Porangabuçu, uma atividade diferenciada foi a revisão de bancadas dos diversos laboratórios e das câmaras frias, nas quais ficam guardados corpos para estudos na área da saúde.

Já o prefeito do Campus do Benfica, o engenheiro Murilo Holanda Dodt, ressaltou a reforma total do Auditório Rachel de Queiroz, localizado no Centro de Humanidades 2, bem como a restauração completa da cobertura do Centro. Segundo ele, foi dada atenção especial à pintura das salas de aula das áreas 1, 2 e 3 do CH, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da Faculdade de Educação, do Curso de Arquitetura e do Museu de Arte da UFC.

O prefeito especial de Gestão Ambiental, o engenheiro Carlos Henrique Martins Ximenes, relatou que seu setor vem realizando ações nas áreas de jardinagem, paisagismo e ambientação na UFC, visando aumentar e melhorar as áreas de convivência para a comunidade universitária. Dentro dos critérios agronômicos e ecológicos, ele explicou que também estão sendo feitas podas em árvores e formação de copas.

PRESERVAÇÃO – O pró-reitor da Proplad, Prof. Almir Bittencourt da Silva, afirmou que todas as ações visam dotar a UFC com a infraestrutura condizente com a importância que ela ocupa hoje no cenário das universidades brasileiras. Depois de tantas obras de reforma e manutenção, ele comenta que cabe à comunidade universitária contribuir para a preservação e a limpeza dos espaços na UFC.

Fontes: Prof. Almir Bittencourt da Silva, pró-reitor de Planejamento e Administração – fones: 85 3366 7360 e 3366 7365; Prof. José Ademar Gondim Vasconcelos, superintendente da UFC-Infra – fone: 85 3366 9543