Movimento articula universidades para prevenção e enfrentamento da violência

Reunião do movimemento Cada Vida ImportaTrazer para o cotidiano das instituições de ensino superior cearenses a reflexão sobre um assunto que diz respeito a todos e articular ações que reforcem as contribuições já oferecidas pela comunidade universitária à sociedade. Estas são algumas das propostas do Movimento Cada Vida Importa: a Universidade na Prevenção e no Enfrentamento à Violência no Ceará, iniciativa do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (Nucepec), vinculado ao Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

“A Universidade já desenvolve projetos, aulas públicas, seminários sobre esse tema, e temos engajamento em algumas instâncias de controle social, de articulação de defesa de direitos, mas ela pode fazer ainda mais”, defende a Profª  Ângela Pinheiro, do Nucepec.

Com suporte do Comitê de Prevenção de Homicídios na Adolescência, iniciativa criada pela Assembleia Legislativa, Governo do Estado e Unicef, o movimento conta ainda com representantes da Uece, Unifor, Unilab, UniFanor, Uni7, Unichristus e Estácio.

PRIMEIRAS AÇÕES – Em reunião realizada na manhã de sexta-feira (23), o movimento planejou atividades para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro. “Nesse período, a proposta é refletir sobre o tema em salas de aula, colegiados, reuniões de grupos de pesquisa e extensão”, explica a Profª  Ângela.

Para isso, o movimento se propõe subsidiar os interessados com materiais de apoio, como uma nota-manifesto assinada por seus integrantes, além de artigos e apresentações com dados sobre o tema. Os materiais podem ser solicitados via e-mail, através do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Na segunda-feira (26), às 8h, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) promove a roda de conversa Vidas Encarceradas e Negligência no Combate às Causas Estruturais da Violência. O evento, a ser conduzido pelo Prof. Arthur Petrola, será realizado no auditório do Curso de Psicologia (bloco P, Campus do Itaperi). No mesmo dia, o Curso de Gestão de Políticas Públicas da UFC promove abertura oficial do semestre com palestra da Profª Ângela Pinheiro, às 16h, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

No dia 27 (terça-feira), das 11h30min às 12h30min, o Rádio Debate, programa da Rádio Universitária, contará com representantes do movimento para discutir prevenção e enfrentamento da violência e as propostas de atuação do grupo. Às 15h, o Prof. João Paulo Barros (Psicologia/UFC) e o defensor público Emerson Castelo Branco falam sobre “A violência e seu enfrentamento: narrativas subjetivas e direitos humanos” no Centro de Ciências da Saúde da Uece (Campus do Itaperi).

SEMINÁRIO – Está agendado para a manhã de 23 de março, na Unifor, o I Seminário do Movimento Cada Vida Importa: a Universidade na Prevenção e no Enfrentamento à Violência no Ceará. Informações sobre inscrições devem ser divulgadas em breve.

Fonte: Profª Ângela Pinheiro, do Nucepec – fone: 85 3366 7730 - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.