Procurar no portal

Agência UFC de Notícias retoma atividades e destaca novo tratamento para refluxo

Imagem:  A pesquisa é realizada no Laboratório de Estudos da Fisiofarmacologia Gastrintestinal  da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)O refluxo é uma doença que atinge entre 21% e 50% da população, a depender do país pesquisado. Pois vem do cajueiro, mais especificamente da resina de seu caule, uma nova esperança no combate aos efeitos da doença.

Pesquisa do Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC, desenvolveu uma substância que protege os pacientes com refluxo não erosivo de seus principais sintomas. Boa parte deles não responde bem ao tratamento convencional, com omeprazol e outras bombas de prótons.

A pesquisa, feita em parceria com a Queen Mary University of London, já passou pela fase pré-clínica. Neste ano, o grupo, coordenado pelo Prof. Marcellus Souza, deve começar a realizar testes em humanos. A matéria completa está no site da Agência UFC de Notícias.

Nesta edição, a primeira do semestre 2018.1, apresentamos ainda o trabalho desenvolvido no Instituto de Ciências do Mar (Labomar) que resgatou a Coleção Carcinológica do Prof. José Fausto Filho, revelando alguns espécimes de crustáceos perdidos. Acesse o site da Agência e acompanhe as últimas notícias sobre pesquisa e extensão na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300