Eventos incentivam doação e enfocam segurança e avanços da transfusão de sangue

Homem recebe panfleto com orientações Iniciada na segunda-feira (26), a 3ª Semana da Hemovigilância do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) prossegue até a próxima quinta-feira (1° de março).

Diversas ações educativas ocorrem no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da UFC, voltadas tanto a pacientes e acompanhantes quanto a profissionais, com o objetivo de conseguir maior volume de doações e conscientizar sobre o uso racional do sangue e a segurança nas transfusões.

As atividades terminam no dia 1°, com a realização do 3º HemovigiCeará, encontro aberto ao público em que serão apresentados aspectos da segurança e avanços da hemovigilância no Estado, no Brasil e no mundo.

Promovido pelo Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh e Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), o encontro vai reunir profissionais e estudantes da área de saúde, das 8h às 12h, no auditório do Hemocentro (Rua Capitão Francisco Pedro, s/n, Rodolfo Teófilo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no mesmo dia e local do evento.

De acordo com os organizadores, o evento já está consolidado como o maior de hemovigilância do Ceará. Segundo a chefe das Agências Transfusionais do Complexo, a hematologista e hemoterapeuta Denise Brunetta, o encontro é um espaço para troca de conhecimentos e experiências. Serão apresentados o panorama da hemovigilância no Estado, a evolução da hemovigilância no Brasil e no mundo e aspectos práticos e teóricos de algumas das mais importantes reações transfusionais.

"Toda a sociedade está convidada a participar e é de fundamental importância que esses temas sejam esclarecidos e a segurança, amplamente disseminada", completa Denise Brunetta.

Mais informações são obtidas pelo telefone (85) 3366 8510.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – fones: 85 3366 8577 e 99257 1907