Ouvidoria da UFC lança site visando a transparência e aproximação com usuários

imagem da pagina inicial so site da ouvidoriaA Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Ceará lançou, nesta terça-feira (27), seu novo site, com o objetivo de oferecer mais informações sobre suas atividades e promover maior aproximação com o público interno e a sociedade em geral.

"Criamos a nova página com o objetivo de ter uma maior interação com a comunidade acadêmica, com os usuários e com quem procura a Ouvidoria de forma geral. E, também, para dar maior transparência ao que fazemos, a nossas estatísticas e outros dados", explica a ouvidora, Profª Geovana Cartaxo.

Entre os conteúdos do site, está o menu Como Utilizar a Ouvidoria, no qual são informados os tipos e as características de manifestações que podem ser feitas no setor (sugestão, elogio, solicitação, reclamação e denúncia) e o passo a passo do procedimento para registrá-los no sistema e-OUV, do Governo Federal.

No menu Estatísticas Anuais, é possível ter acesso a planilhas simplificadas que contêm dados de atendimento da Ouvidoria desde 2013, incluindo meio de contato (pessoalmente, por e-mail, telefone ou carta), tipo de manifestação, vínculo do solicitante com a Instituição e temas tratados no atendimento. Não há identificação de usuários, em obediência às normas que regem as ouvidorias no serviço público e prevêem discrição e sigilo quanto à identidade dos solicitantes.

Outro destaque é o menu Perguntas Frequentes, que reúne uma série de dúvidas comuns a muitas pessoas que buscam a Ouvidoria no dia a dia, relativas, principalmente, a serviços e procedimentos. O site conta ainda com um menu contendo a legislação (fundamentação constitucional, leis, decretos e resoluções) que rege as ouvidorias.

SIMPLIFICAÇÃO E ACESSO À INFORMAÇÃO – Além de registrar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias, o usuário também pode solicitar a simplificação dos atendimentos prestados pela UFC por meio do Simplifique! ou pedir o acesso a informações da Universidade pelo Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).

UNIDADES ATENDIDAS – A Ouvidoria Geral da UFC atende a demandas direcionadas aos campi de Fortaleza, Crateús, Quixadá, Sobral e Russas. Manifestações relacionadas à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), ao Instituto UFC Virtual, ao Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e à Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) devem ser direcionadas às ouvidorias próprias dessas unidades.

Fonte: Profª Geovana Cartaxo, ouvidora da UFC – fones: 85 3366 7339 e 3366 7344 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.