UFC e Sinduscon/CE assinam acordo de apoio técnico-científico

Imagem: Acordo entre a UFC e o Sinduscon/CE foi assinado no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia (Foto: Jr. Panela/UFC)Em solenidade realizada na manhã de segunda-feira (5), foi assinado acordo de cooperação entre a Universidade Federal do Ceará, através do Centro de Tecnologia (CT), e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon/CE), no Auditório Cândido Pamplona, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

O pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração da UFC, Prof. Augusto Albuquerque, que representava o reitor Henry Campos no evento, louvou a parceria firmada. "A UFC está seguindo esse espírito no Plano de Desenvolvimento Institucional para 2022, que tem entre os seis princípios norteadores o empreendedorismo e a inovação", destacou.

O presidente do Sinduscon/CE, André Montenegro, lembrou que a colaboração entre Universidade e sindicato sempre existiu. Aos recém-ingressos no Curso de Engenharia Civil que lotaram o auditório, ele aconselhou: "Não percam o tempo de estudar para não ter de recuperar o que passou depois de se formarem".

O Prof. Barros Neto, do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil, reforçou o discurso de André Montenegro, afirmando que os esforços empreendidos pelas duas instituições "têm gerado muitos frutos".

Veja outras imagens da solenidade de assinatura do convênio no Flickr da UFC

Imagem: Estudantes recém-ingressos no Curso de Engenharia Civil receberam capacetes como forma simbólica de boas-vindas à área profissional (Foto: Jr. Panela/UFC)OBJETIVOS – O acordo de cooperação prevê apoio técnico-experimental do Sinduscon às disciplinas de graduação e pós-graduação relacionadas à construção civil dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC a partir da disponibilização de informações e experiências práticas do setor, visitas a canteiros de obras e empresas e quaisquer outras modalidades de ações colaborativas para o fortalecimento da interação prático-acadêmica entre os partícipes.

A captação de estágios nas empresas afiliadas ao Sinduscon/CE para os cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Design também está entre as ações previstas pelo acordo.

A UFC deve prestar apoio técnico-científico às atividades acadêmicas Unidade de Educação Corporativa do Sinduscon/CE (Uniconstruir) e Programa de Inovação da Construção Civil do Ceará (Inovacon), com a disponibilização de professores, material didático e orientações acadêmicas, respeitada a legislação brasileira aplicada à matéria e seguindo as regulamentações da Universidade.

Já o sindicato deve apoiar pesquisas científicas, de interesse da construção civil, a serem realizadas por professores e alunos da UFC.

CAPACETES – Estudantes recém-ingressos no Curso de Engenharia Civil receberam, também na solenidade, capacetes como forma simbólica de boas-vindas à área profissional a que deram início em 2018.

Fonte: Prof. Barros Neto, do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil – fone: 85 3366 9607