Reitor se reúne com secretário estadual para discutir cooperação na área de geriatria

Imagem: O termo de cooperação entre a UFC e o Governo do Estado, através da STDS, será assinado em breve (Foto: Ribamar Neto)O reitor Henry Campos se reuniu, na tarde desta quarta-feira (7), com o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Estado, Josbertini Clementino, para discutir a elaboração de um termo de cooperação entre a Universidade Federal do Ceará e o Governo do Estado na área de geriatria.

O encontro ocorreu na Reitoria e contou também com a presença do Prof. João Macedo Coelho Filho, coordenador do Centro de Atenção ao Idoso do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

De acordo com o secretário, a ideia é formalizar uma parceria que já vem ocorrendo na Unidade de Abrigo de Idosos, que é coordenada pela STDS e funciona na Av. Olavo Bilac, 1280, no bairro São Gerardo. Atualmente, a unidade atende cerca de 90 idosos em regime de longa permanência. Estudantes da UFC que estão se especializando em geriatria realizam ‒ sob coordenação do Prof. João Macedo ‒ diversas atividades formativas no abrigo, único equipamento público do tipo no Estado.

"Fazemos atendimento de saúde, nutrição, fisioterapia, entre outras atividades. O trabalho da equipe de geriatria aqui da UFC tem sido um divisor de águas, pela qualidade e pelo compromisso dos professores e dos estudantes, que têm lá um grande campo de estágio. Quem ganha com isso são nossos idosos, que estão sendo muito bem cuidados", diz o secretário.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Ele acrescenta que, com o termo de cooperação e a recente reforma ocorrida no espaço, haverá mais oportunidades de iniciativas conjuntas na unidade.

Imagem: Reunião entre UFC e STDS ocorreu no gabinete do Reitor, no Campus do Benfica (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Prof. João Macedo explica que o abrigo é fundamental para a formação de novos médicos geriatras. "Na prática, essa unidade está funcionando atualmente como uma extensão do serviço de geriatria do Hospital Universitário. É um treinamento muito genuíno, muito particular, porque temos contato com pacientes que geralmente não estão presentes em unidades como nosso hospital", diz o professor.

Ele salienta que a maioria dos idosos atendidos no abrigo possui perfil diferenciado, com várias limitações, o que exige abordagens especiais. A ideia é que, com o avanço da parceria, a instituição se torne um modelo no tratamento de idosos.

"Para nós, essa cooperação é da maior relevância, não só pela prestação de serviço que está sendo feita pela Universidade, mas também pela importância dessa unidade para a formação de nossos alunos", diz o reitor Henry Campos.

Ele cita que o aumento acelerado da expectativa de vida da população vai demandar, cada vez mais, o trabalho de profissionais especializados no tratamento de idosos, por isso é fundamental contribuir para o atendimento e a formação nessa área. "Estar presente nesse abrigo é cumprir nosso papel social."

O termo de cooperação passará por revisão e deverá ser assinado em breve. Também participaram da reunião a gerente da Unidade de Abrigo de Idosos, Renata Almeida, e as servidoras Rita de Cássia Marques e Lucita Matos, todas da STDS.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331