Universitária FM disponibiliza conteúdo exclusivo no iTunes e em aplicativos para Android e iOS

Imagem: Logo da Universitária FMA Rádio Universitária FM 107,9 começa uma nova fase na distribuição de seu conteúdo on-line. Antes, as entrevistas realizadas eram disponibilizadas apenas em website. Agora, todo o conteúdo dos podcasts Universitária Entrevista e Ceará Sonoro pode ser acessado no iTunes e em outros aplicativos para Android e iOS.

É o caso dos aplicativos gratuitos CastBox, Overcast, Doggcatcher e Pocket Casts. Para ter acesso a todo o conteúdo, basta procurar por Universitária Entrevista e Ceará Sonoro e assinar o Feed.

O Universitária Entrevista é um podcast que aborda temas como educação, cultura, meio ambiente e direitos humanos. A entrevista que dá início a essa nova fase do podcast é com o Prof. James Moura Jr., da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Membro do Movimento Cada Vida Importa: a Universidade na Prevenção e no Enfrentamento à Violência no Ceará, o professor fala sobre juventude, violência e extensão universitária no contexto do Maciço de Baturité.

Já o podcast Ceará Sonoro tem o objetivo de divulgar a música autoral cearense, ajudando a mapear o que é produzido musicalmente no Estado. Em sua 74ª edição, conta com a participação dos músicos Orlângelo Leal e Ângelo Márcio, integrantes da banda Dona Zefinha. Todas as entrevistas gravadas para o Ceará Sonoro, desde 2012, estão disponíveis.

O Ceará Sonoro é considerado o projeto multimídia da Universitária FM, que reúne áudio, texto e vídeo em uma única publicação. Além do podcast, quem acessa o site da rádio pode conferir um vídeo com o entrevistado apresentando uma de suas canções em espaços da UFC. Com essa ideia, a Universitária FM, em parceria com a UFCTV, produz conteúdo audiovisual inédito e aproveita para divulgar os diversos ambientes da Universidade.

Os podcasts Universitária Entrevista e Ceará Sonoro têm produção da jornalista Carolina Areal e do publicitário Igor Vieira. As apresentações são feitas por Carolina Areal e pelos bolsistas do Curso de Jornalismo da UFC. Todo o conteúdo do site da Rádio Universitária FM é coordenado pelo jornalista Caio Mota e tem a direção do Prof. Nonato Lima.

SOBRE PODCASTS – Em entrevista ao site da Rádio Universitária FM, a professora do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC Paula Marques explica que o podcast é uma espécie de programa de rádio que o ouvinte escuta onde e quando quiser.

"O rádio acontece em tempo real e o podcast sob demanda. Então essa é a grande diferença. No rádio, você não pode parar, você não pode voltar esse conteúdo ou reservá-lo para ouvir em outro momento. No caso do podcast, no momento em que o ouvinte tiver interesse, ele vai lá, baixa esse arquivo e vai executar na mídia, no momento mais oportuno para ele", explica a professora.

Fonte: Equipe do site da Rádio Universitária FM – fones: 85 3366 7471 e 3366 7477 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.