Reitor recebe prefeito de Aracati para tratar de parceria

Imagem: Encontro entre o reitor da UFC e o prefeito de Aracati aconteceu na Reitoria, no Campus do Benfica (Foto: Viktor Braga/UFC)A Universidade Federal do Ceará e a Prefeitura de Aracati deverão formalizar um termo de cooperação com o intuito de prospectar e executar atividades em parceria naquele município. A decisão foi tomada na sexta-feira (9) após visita do prefeito Bismarck Maia à Reitoria, no Campus do Benfica, em Fortaleza, onde o gestor municipal discutiu com o reitor Henry Campos possibilidades de atuação conjunta.

O próximo passo será a visita de representantes da Universidade a Aracati, em data que está sendo agendada.

"Eu não entendo e nem vejo como concebível uma reestruturação do município na qual não tenha como parceira a academia, e a nossa referência maior no Estado do Ceará é a UFC. Então, eu procuro o reitor nesse momento para buscar toda e qualquer parceria que seja necessária e possível para a Universidade Federal se inserir dentro de diversos setores, seja na saúde, na educação, na pesca, na questão da costa, na própria intelectualidade do município, e dar para isso todo o apoio", explica Bismarck Maia.

No encontro, o prefeito se comprometeu em ceder um imóvel para ser utilizado pela UFC como base de suas atividades naquele município. O reitor Henry Campos informa que, na primeira visita à cidade, na qual estarão incluídos representantes das áreas de arquitetura e infraestrutura da Instituição, deverão ser vistos possíveis locais que poderão servir de base para essa cooperação.

"Estamos assumindo um compromisso de parceria porque vislumbramos uma oportunidade muito boa para a Universidade em projetos que já temos discutido. Nós já fizemos tentativas anteriormente de ter alguma coisa, alguma atividade da academia em Aracati, mas agora surgem novas possibilidades", aponta o reitor. Ele informou que irá iniciar conversas com os diretores de unidade da UFC para discutir as possibilidades dessa parceria. "A UFC pode se inserir em várias frentes, em várias coisas. Existem ideias concretas já, mas são ideias no momento", acrescenta.

Segundo Henry Campos, o plano é também buscar apoio do Governo do Estado para essa cooperação, através da Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050, projeto estadual que tem a UFC como coordenadora.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331