Procurar no portal

Auditora da UFC apresenta trabalho sobre governança em evento nos Estados Unidos

Imagem: Auditora da UFC, Glícia Santiago, falando em um auditorio (Foto: David Motta/UFC)A auditora da Universidade Federal do Ceará, Glícia Conde Santiago, participará de uma etapa do Programa Internacional de Auditores, oferecido pelo Government Accountability Office (GAO), agência fiscalizadora que, entre outras atribuições, acompanha os gastos do Congresso americano. O evento será realizado em maio, na sede do GAO, em Washington, nos Estados Unidos.

Na ocasião, a auditora apresentará um artigo acadêmico sobre avaliação da adequação dos mecanismos de governança aplicados em políticas públicas na área da educação superior ‒ tema de seu anteprojeto de doutorado.

A participação de Glícia será em um painel acerca de métodos e técnicas para a condução de auditorias de natureza operacional. Nessa etapa, um facilitador intermediará o intercâmbio de experiências e informações sobre questões específicas de auditorias realizadas por instituições de inspeção pública que contribuem para o desenvolvimento da pesquisa e da metodologia nesse setor.

Segundo a auditora, a participação no evento vai proporcionar ganho técnico e metodológico, com padrões internacionais baseados nos princípios da governança pública difundidos pela Organização Internacional das Instituições Superiores de Auditoria (INTOSAI, na sigla em inglês) – organização não governamental com status consultivo especial no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.

"Dessa forma, as técnicas de auditoria que já utilizamos serão aperfeiçoadas e, por efeito, pode-se dizer que essa oportunidade constitui um marco essencial para a credibilidade, a qualidade e o profissionalismo, base comum e indispensável sobre a qual a função da Auditoria Interna da UFC deve avançar e inovar", explica Glícia, que é também especialista em Direito Administrativo e mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela UFC.

SOBRE O GAO – É uma entidade fiscalizadora dos Estados Unidos que oferece anualmente a outras entidades fiscalizadoras, auditores e controladores de outros países o Programa Internacional para Auditores. O programa compreende diversas atividades, como treinamento, estágios e encontros para a difusão e troca de experiências entre auditores de diversos segmentos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300