UFC apoia ato de ocupação cultural das praças do Benfica nesta sexta-feira (16)

Imagem: Pula-pula na ReitoriaCom apoio da Universidade Federal do Ceará, a Coordenadoria da Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza promove, nesta sexta-feira (16), a partir das 18h, ocupação esportiva e cultural nas duas praças do bairro Benfica – a Pracinha da Gentilândia e a Praça João Gentil.

O evento "Juventude pela Vida" tem por objetivo incentivar e assegurar a ocupação das praças do Benfica, local tradicional de encontro da juventude de Fortaleza, especialmente a universitária, e de grupos boêmios da cidade. Na última sexta-feira (9), a Pracinha da Gentilândia foi alvo de um ataque, ainda sob investigação policial, que deixou feridos e quatro pessoas mortas.

"Temos convicção de que não podemos ceder ao discurso do medo e a um toque de recolher silencioso", diz João Victor Escórcio, coordenador da Rede Cuca e organizador do evento.

Imagem: Prof. Custódio Almeida, vice-reitor da UFC, e João Victor Escórcio, coordenador da Rede Cuca e organizador do evento"O Benfica é um bairro que se identifica com a UFC. É habitado pelos estudantes da UFC nas horas acadêmicas e de diversão. É um bairro no qual a Universidade investe em requalificação e que precisa continuar vivo e pulsante para o bem de toda a comunidade, e o Corredor Cultural é um bom exemplo desse investimento. Por isso, nos engajamos nessa atividade", complementa o vice-reitor no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida.

Os eventos começarão na Pracinha da Gentilândia com um ato ecumênico às 18h, marcando o sétimo dia do ataque. Em seguida, a ocupação deve se expandir para a Praça João Gentil.

Estão previstas atividades esportivas e recreativas. Para crianças, por exemplo, haverá pula-pula e cama elástica. Para jovens, skate e futsal, além de intervenções urbanas. Também haverá apresentações artísticas e tendas com médicos, enfermeiros e psicólogos orientando sobre problemas de saúde pública, como aids, sífilis e questões relacionadas à redução de danos.

Leia mais: Reitor se reúne com governador e prefeito no Palácio da Abolição

Fonte: Prof. Custódio Almeida, vice-reitor no exercício da Reitoria – fones: 85 3366 7316 e 3366 7317