UFC e Intel assinam memorando para implantação do Parque Tecnológico

Imagem: Encontro ocorreu na Reitoria, no Campus do Benfica (Foto: Marco Fukuda/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, coordenou na tarde desta quinta-feira (15) encontro de articulação institucional para a implantação do Parque Tecnológico da UFC. Na reunião realizada na Reitoria, foi assinado memorando de entendimento entre a Universidade e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Intel, nos campos de inteligência artificial e tecnologia da informação.

No documento, estão também previstas áreas estratégicas de cooperação entre ambas as instituições, como o processamento e a análise de dados e a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things).

"Esse modelo de cooperação prevê fornecimento ou transferência de tecnologia, de serviços de assistência técnica e científica, e de soluções de uma maneira compartilhada. Teremos o apoio da Intel para ter acesso a essas tecnologias, para desenvolver recursos humanos e para apresentar soluções de interesse do mercado e do governo", explica o reitor. Um dos principais objetivos do memorando é a criação de um novo laboratório de pesquisa e desenvolvimento de Inteligência Artificial nas instalações do Parque Tecnológico da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Participaram da reunião Francisco de Paula Dutra Filho, presidente da Intel; Fábio Melo, diretor de tecnologia da Intel, e o Prof. Francisco Nepomuceno Filho, do Comitê de Implantação do Parque Tecnológico na UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307