UFC recebe troféu como 8ª IES mais eficiente do desporto universitário brasileiro

Imagem: O coordenador de Atividades Esportivas da UFC, Wildner Souza, representou a Universidade na solenidadeA Universidade Federal do Ceará recebeu, na última quarta-feira (14), o Troféu Professor Luizão, por figurar entre as 10 instituições de ensino superior (IES) mais eficientes do desporto universitário brasileiro, de acordo com ranking divulgado anualmente pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A UFC está na oitava posição em uma lista de 238 IES, recebendo o Troféu Eficiência.

O coordenador de Atividades Esportivas da UFC, Wildner Souza, representou a Universidade na solenidade Melhores do Ano da CBDU, em Brasília (DF). Esta é a quarta vez que a UFC está entre as 10 mais eficientes no Brasil (a instituição obteve a 7ª colocação em 2013, a 9ª, em 2014 e a 8ª, em 2015) e a segunda vez como a mais eficiente no Ceará (a primeira vez foi em 2013).

Realizado desde 2009, o Troféu Eficiência funciona como incentivo para uma maior participação das instituições e federações nos eventos promovidos pela CBDU, além de proporcionar um aumento quantitativo e qualitativo das competições dentro do calendário anual.

Com o envolvimento de 800 instituições de ensino superior, o esporte universitário mobilizou cerca de 80 mil atletas-estudantes de todo o País em competições nacionais e internacionais no ano passado, segundo balanço apresentado na quarta-feira (14).

Em território nacional, foram 17 competições, incluindo a mais importante: os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que reuniram mais de 4,7 mil atletas em Goiânia (GO).

RANKING – No ranking do Troféu Eficiência da CBDU, a primeira posição ficou com a Universidade Paulista (Unip); a segunda, com a Universidade de Brasília (UnB); a terceira, com o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), de Pernambuco. Na 10ª posição, figura a Universidade de Fortaleza (Unifor). Conheça a relação completa das IES que integram o ranking.

Fonte: Wildner Souza, da Coordenadoria de Atividades Desportivas – fone: 85 3366 7871