Utilização do ICMS para melhoria da educação básica é tema de seminário no Campus do Benfica

Imagem: Logomarca do CAEN (Imagem: Divulgação)O Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará realiza, nesta quarta-feira (28), seminário de pesquisa intitulado Problema do Risco Moral na Educação Básica: um Modelo Agente-Principal para Distribuição de Recursos da Cota-Parte do ICMS.

O evento será apresentado às 17h, no auditório do CAEN (Av. da Universidade, 2762, 2º andar, Benfica), pelo aluno de doutorado Diego Rafael Fonseca Carneiro, que assina o estudo junto com o Prof. Guilherme Irffi, do Departamento de Economia Aplicada.

A apresentação de Diego se propõe explicitar os mecanismos envolvidos nas transferências interfederativas com foco na melhoria educacional, por meio da abordagem do modelo de agente-principal. Especificamente analisa como as regras de distribuição da cota-parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos estados aos municípios podem ser utilizadas para promover incentivos aos gestores municipais de modo a melhorar a qualidade das redes locais de ensino.

A investigação das diferentes regras de rateio adotadas nos estados brasileiros sugere que o Ceará concentra mais recursos no campo educacional entre as unidades federativas.

O seminário é aberto ao público e os participantes receberão certificado, que estará disponível no site do CAEN uma semana após a realização do evento.

Fonte: Prof. Guilherme Irffi, do Departamento de Economia Aplicada da FEAAC – fone: 85 3366 7800