Agência UFC: Campus do Pici terá perfuração de poços horizontais

Imagem: pesar da frequente utilização na indústria do petróleo, apenas um poço horizontal foi perfurado no Ceará (Foto: Ribamar Neto/UFC)Uma tecnologia ainda pouco explorada na obtenção de água subterrânea é objeto de estudo no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da Universidade Federal do Ceará: a perfuração de poços horizontais, proveniente da indústria do petróleo.

O Laboratório de Geofísica da UFC participa do estudo na avaliação das características geológicas e hidrogeológicas da região por meio de métodos eletromagnéticos e tomografia elétrica. Com isso, a equipe analisa a viabilidade das operações de perfuração, trazendo maior segurança e praticabilidade ao trabalho.

Com equipamentos específicos, imagens em computador representativas do subterrâneo são geradas com base em sinais elétricos e eletromagnéticos. Assim, é possível determinar a condutividade da área e as chances de armazenamento de água.

Os detalhes dessa pesquisa estão no site da Agência UFC de Notícias, portal de divulgação científica e de extensão da Universidade. Acesse o site para ler essa e outras matérias.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331