Cerimônia comemora volta de quadro de Antônio Bandeira ao Museu de Arte da UFC

Imagem: Quadro "Cidade em festa", do pintor Antônio Bandeira (1922-1967)O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) celebrou nessa quarta-feira (21) o recebimento do quadro icônico de Antônio Bandeira (1922-1967) Cidade em festa, óleo sobre tela pintado pelo artista em 1961 e que há 10 anos não estava exposto ao público. A cerimônia contou com a presença do reitor Henry Campos, dos restauradores, de curadores e de artistas.

O quadro passou por um processo de restauro que durou cerca de oito meses, realizado no Rio de Janeiro pelos especialistas Denise Guiglemeti e Wallace Alonso Guiglemeti. Denise iniciou a cerimônia apresentando cada detalhe do trabalho realizado, que contou com o patrocínio da galeria Almeida e Dale, de São Paulo. Conforme a restauradora, o trabalho solucionou os problemas estruturais e estéticos presentes na obra já há alguns anos.

Veja outras imagens da cerimônia no Flickr da UFC

A curadora da galeria Almeida e Dale, Denise Mattos, contou como começou a parceria com a UFC, iniciada com o empréstimo de obras do artista cearense Raimundo Cela para exposição da galeria em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, entre os anos de 2016 e 2017. "Todo projeto que tem um patrocínio, tem a obrigação de devolver algo à instituição", destacou a curadora.

Segundo o reitor Henry Campos, a restauração da tela de Bandeira é recebida pela Universidade como um presente bastante significativo. "O quadro ganhou vida, luz e cor novamente. É tanta generosidade que me deixa sensibilizado. Isso ajuda a preservar o museu, do qual sou um grande entusiasta. O MAUC é um dos mais importantes museus das universidades brasileiras", destacou, afirmando esperar que, a partir dessa experiência, outras parcerias semelhantes possam ser realizadas.

Imagem: Denise Guiglemeti apresenta informações sobre o processo de restauração do quadroPara o diretor do MAUC, Prof. Pedro Eymar, o restauro "devolveu a unidade potencial da peça de Bandeira". E completa: "Cidade em festa é um momento de graça, é uma utopia dessa cidade harmônica que todos buscamos".

Durante a cerimônia, o também artista cearense Descartes Gadelha compartilhou a emoção de estar presente naquele momento. "Quando eu tinha 18 anos, eu era artista de rua, e o reitor Antônio Martins Filho [fundador da UFC] me trouxe para o museu. Numa tarde, entrei no museu e um homem gigantesco, com mãos enormes, estava pintando um quadro. Parecia uma coreografia, e eu fiquei olhando. Era o Bandeira, pintando o Cidade em festa", relembrou o artista, que possui uma sala permanente com obras suas no MAUC.

O Cidade em festa ficará em exibição permanente no MAUC.

Leia mais: Quadro icônico de Antonio Bandeira volta restaurado ao MAUC

SERVIÇO: Museu de Arte da UFC
Onde: Avenida da Universidade, 2854, Benfica
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Gratuito

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331