CEPE aprova nota de apoio à liberdade de cátedra nas universidades

Imagem: Reunião do CEPE ocorreu na manhã desta sexta-feira (23) (Foto: Jr. Panela/UFC)O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará aprovou, nesta sexta-feira (23), por unanimidade, nota pública em que defende a liberdade de expressão e de pensamento dentro da universidade.

A nota é uma resposta aos ataques que têm sofrido tanto a disciplina Tópicos em Ciência Política: o Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil, da Universidade de Brasília (UnB), como outras disciplinas semelhantes, oferecidas em diversas instituições de ensino superior, inclusive na própria UFC, por meio do Curso de História.

A nota foi apresentada pelo conselheiro Matheus Inocêncio, representante dos estudantes. O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, elogiou a proposição. Leia abaixo a íntegra:

"O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará vem se posicionar em defesa da liberdade de expressão e pensamento dentro da Universidade, pressuposto que está no cerne da função social da Instituição e é propulsor das transformações sociais que são realizadas por ela.

Vimos reafirmar a legalidade e legitimidade dos processos que sustentam a oferta das disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação da UFC, os quais são resultado de decisões colegiadas conforme os ritos e as normativas da Universidade.

Repudiamos qualquer tentativa de censura e intimidação à reflexão e crítica realizadas por estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos. Cabe ressaltar a importância do respeito à liberdade de cátedra, princípio constitucional que garante o pluralismo na discussão de ideias e de concepções pedagógicas no âmbito das universidades.

O CEPE manifesta a defesa dessas premissas que configuram a UFC e as demais instituições de ensino superior públicas como espaço para o debate, para o exercício crítico e para a construção do saber.

Fortaleza, 23 de março de 2018."

Fonte: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – fone: 85 3366 7340