Agência UFC: o segredo da polinização da pitaia no Nordeste

Imagem: foto de piataia cortada ao meioOriginária do México, a pitaia chama a atenção pelas cores vibrantes e aparência singular, mas ainda é novidade na mesa dos brasileiros, sobretudo pelo alto preço. Para promover melhorias produtivas, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará investigaram como se dá a polinização da flor.

O consenso é que esse processo ocorre, no hábitat original mexicano, com auxílio de morcegos. Nas plantações do Nordeste, que não recebem visitas desses animais, são as abelhas e mariposas que protagonizam a polinização, como apontou a pesquisa.

Foram avaliados dois tipos de pitaia: a branca e a vermelha. No primeiro tipo, os insetos foram fundamentais para o tamanho e peso dos frutos. Já a pitaia vermelha depende dos visitantes para que vingue mais da metade das sementes.

A reportagem completa está disponível no site da Agência UFC de Notícias, portal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331