Hoje é Dia do Revisor e do Diagramador

Imagem: Foto de equipe de revisores e diagramadores da UFCOlhos atentos deram atenção especial a este texto antes que ele fosse publicado. Cada detalhe de ortografia, pontuação, concisão e clareza foi observado para garantir a harmonia e o pleno entendimento nesta comunicação. Hoje, 28 de março, celebramos o Dia do Revisor.

Na Universidade Federal do Ceará, revisores e revisoras, com formação em Letras ou Jornalismo, estão em setores estratégicos da Instituição ou atuam em projetos especiais de algumas unidades acadêmicas. Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI), Imprensa Universitária e Edições UFC são alguns dos locais que contam com esses profissionais em seus quadros de servidores ativos ou de funcionários terceirizados.

Em julho, Rogeria Vasconcelos completa 22 anos de UFC. Depois de passar pela Imprensa Universitária, hoje atua na CCSMI. Para ela, o mais satisfatório no trabalho de revisão é "corrigir lapsos do autor que podem atrapalhar a compreensão ou desfazer o enlevo do leitor diante de um texto. Fazer isso é, um pouco, contribuir para melhorar a comunicação entre as pessoas e levar beleza ao mundo", avalia.

Entre os trabalhos diários, Rogeria revela um desafio: concluir o guia de padronização para uso da CCSMI. "Esse projeto vem sendo desenvolvido já há alguns meses pelas três revisoras da Coordenadoria e uma ex-colega do setor, que mantém o compromisso assumido com a elaboração do guia mesmo depois de aposentada", completa.

DIAGRAMADORES – Responsáveis pela organização de textos e imagens em uma publicação, os diagramadores, também Imagem: foto do diagramador Gustavo Wilke ao lado do reitor Henry Camposhomenageados nesta data, desempenham papel essencial na garantia de fluidez na leitura de produções textuais.

Gustavo da Silveira Wilke é um dos profissionais que atuam na área na UFC. No Ceará há 16 anos, ele é natural de Porto Alegre (RS). Desde setembro de 2014, é diagramador no Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) do Campus de Quixadá. "É um sonho realizado ser servidor público federal em minha área de atuação, que é muito específica", conta.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331