Alunos da UFC e do IFCE vencem Uber Hack com projeto de aplicativo de caronas

Imagem: Coordenador do CEMP da UFC, Abraão Jr. (ao centro, com crachá), parabenizou a equipe vencedora (Foto: divulgação)Dois estudantes da Universidade Federal do Ceará, um recém-graduado da Instituição e um aluno do Instituto Federal do Ceará (IFCE) formaram a equipe vencedora da etapa de Fortaleza do Uber Hack – O Hackathon da Mobilidade, uma maratona na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) que ocorreu nos dias 7 e 8 de abril.

Lana Mesquita, do mestrado em Computação da UFC; Carlos Mikael Lemos Soares, do Curso de Sistemas da Informação do Campus de Quixadá; Silvino Deolino Neto, graduado no mesmo curso em 2017.2; e Lucas Azevedo, do IFCE, venceram a maratona com o projeto Quem Leva, um aplicativo criado para facilitar o deslocamento nas grandes cidades por meio da carona. Cerca de 40 jovens participaram do desafio.

Com o tema "mobilidade urbana", essa foi a primeira vez que o Uber Hack ocorreu em Fortaleza. O objetivo da competição é estimular a criatividade e incentivar o empreendedorismo entre jovens estudantes e profissionais, além de abrir espaço para o surgimento de boas ideias para o enfrentamento de problemas contemporâneos.

Cada equipe precisou desenvolver uma solução e proposta de negócio para o desafio colocado pela Uber. As equipes mais bem avaliadas tiveram cinco minutos para convencer a banca de investidores de que sua solução é viável e rentável.

Imagem: Equipe vencedora, durante a premiação da etapa de Fortaleza (Foto: divulgação)O coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC, Abraão Jr., parabenizou os estudantes da UFC e destacou que a área de TIC está cada vez mais forte na Universidade. "Além disso, a gente percebe que há uma mentalidade mais empreendedora surgindo entre os alunos. Devemos parabenizar também o Campus de Quixadá, que, com apenas 10 anos de existência, tem formado estudantes reconhecidos nacionalmente em prêmios e competições", afirmou.

O reitor Henry Campos e a Diretoria do Campus de Quixadá também parabenizaram o grupo. Além da turma vencedora, a unidade acadêmica teve outra equipe finalista, formada pelos estudantes do Campus de Quixadá Ana Victoria Araújo Maia, do Curso de Engenharia de Computação; e Deborah Ferreira Gomes e Lucas de Oliveira Silva, do Curso de Design Digital.

Os vencedores locais participarão da etapa final do desafio, que ocorre no dia 5 de junho, em São Paulo. A equipe campeã entre as vencedoras ganhará uma viagem para o centro de tecnologia da Uber, em Pittsburgh (EUA), para conhecer a tecnologia dos carros autônomos em desenvolvimento pela empresa.

Fonte: Campus de Quixadá da UFC – fone: 88 3411 9422