Nota de falecimento: Prof. Paulo Mosânio Teixeira Duarte

A Universidade Federal do Ceará comunica e lamenta o falecimento, na última segunda-feira (9), do Prof. Paulo Mosânio Teixeira Duarte, do Departamento de Letras Vernáculas (DLV).

O velório, iniciado às 6h de hoje (10), está sendo realizado na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), onde, à tarde, haverá missa de corpo presente. O sepultamento está marcado para as 17h30min, no Cemitério Parque da Paz (Av. Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré).

Será cumprido luto oficial e haverá suspensão das aulas ministradas por professores do Departamento de Letras Vernáculas nos cursos de Letras da UFC nesta terça-feira (10).

Paulo Mosânio Teixeira Duarte era professor titular no Departamento de Letras Vernáculas. Possuía graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). É autor de vários livros e artigos nas áreas de linguística e língua portuguesa, notadamente no campo da morfologia.

Suas pesquisas estão também nas áreas da sintaxe, da semântica e da estilística. Vinha desenvolvendo pesquisas sobre diacronia do português, estudando os reflexos de estados antigos da língua no português atual. Era ainda um estudioso das letras clássicas e tinha vasto conhecimento das áreas vizinhas à linguística, sobretudo em filosofia e psicologia.

O Prof. Ricardo Leite, do mesmo departamento, conta que o Prof. Mosânio era "reconhecido pelos alunos especialmente pelo modo como ministrava suas aulas: com erudição, mas sem perder o tom didático e apaixonado de sua exposição".

Leite acrescenta: "O bom mesmo, não o mais importante, da contribuição do Prof. Paulo Mosânio foi doado com amor, alegria e certa insubmissão às hierarquias nos corredores do bloco didático, no bosque de Letras, nas mesas dos bares do Benfica, para corações jovens em sintonia com o dele".

Fonte: Prof. Ricardo Leite, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC – fone: 85 3366 7624