Comunidade universitária em luto presta homenagem ao estudante Diego Monteiro

Imagem: No ICA, uma árvore foi plantada em homenagem ao jovem estudante (Foto: Ribamar Neto)Na tarde de segunda-feira (9), foi realizado um ato público em homenagem a Diego Gonçalves Lima Monteiro, aluno do oitavo semestre do Curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará falecido na última semana.

Em frente às salas dos centros acadêmicos do Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, foi plantada uma árvore em sua memória. Participaram do ato estudantes, servidores técnico-administrativos e professores da Instituição, vestidos de branco ou de dólmã (roupa de trabalho de chefs de cozinha).

Além do respeito a um minuto de silêncio dos presentes, junto à árvore foi depositada uma placa com o dizer "Diego Vive". Todas as aulas do dia do Curso de Gastronomia foram suspensas e foi declarado luto oficial.

Veja mais imagens das homenagens no Flickr da UFC

Imagem: Além do respeito a um minuto de silêncio dos presentes, junto à árvore foi depositada uma placa com o dizer “Diego Vive” (Foto: Ribamar Neto/UFC)Assim como Diego, Moara Cortazzo, da mesma turma do estudante, morou em Araraquara, no interior de São Paulo, mas só veio a conhecê-lo durante a primeira semana de aulas do Curso de Gastronomia em Fortaleza.

"Nossas vidas eram muito semelhantes aqui, atravessamos o País para fazer o curso. Só quem viaja 3 mil quilômetros sabe os sacrifícios que tem de fazer para vir para uma outra terra, onde não se conhece nada nem ninguém. Quando soube da morte do Diego, pensei nos pais dele, e consequentemente nos meus", compartilha.

Ao saberem da notícia trágica, os colegas de turma se mobilizaram e organizaram uma campanha de arrecadação de recursos para ajudar nos custos do funeral.

Segundo o Prof. Sandro Gouveia, diretor do ICA e docente do Curso de Gastronomia, Diego era bastante ativo dentro da faculdade, tendo sido monitor e integrante de outros projetos, além de ter ajudado os calouros a comprar utensílios de cozinha mais em conta.

O diretor lamentou a vida de mais um jovem abruptamente interrompida, especialmente de um aluno que estava em vias de apresentar o trabalho de conclusão de curso (TCC). "A gente precisa, pelo menos, dar um outro formato para essa questão da violência que estamos vivendo. Para nós, da comunidade, fica essa perda irreparável. Embora fosse farmacêutico e trabalhasse na farmácia para o próprio sustento, ele tinha um sonho de entrar na vida profissional na área da gastronomia", comenta.

A coordenadora do Curso de Gastronomia da UFC, Profª Eveline Alencar, lembra-se de Diego como um "ótimo aluno". A docente ressalta que vivemos tempos de "banalização da vida" e divide o sentimento de desolação com os demais professores do curso.

Imagem: Comunidade fez um ato pela paz e um abraço simbólico, na Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)"Não podemos tratar isso como algo natural, pois nossa cidade vive um momento muito crítico em relação à insegurança. Decretamos luto oficial, paramos as atividades e trocamos a sala de aula por esse ato, para fazer um apelo aos governantes e à própria Universidade mostrando que a gente precisa fazer algo por nosso Estado", afirma.

No fim da tarde, o ato público prosseguiu com um manifesto pela paz e um abraço simbólico no prédio da Reitoria da UFC, no Benfica, ao som da Camerata de Cordas da Universidade. As atividades foram concluídas no começo da noite, com a Missa da Esperança em tributo ao estudante Diego Monteiro, celebrada na Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331