Agência UFC: estudo apresenta os desafios da exploração do pré-sal

Imagem:  Prof. Filipe Feitosa apresenta célula de PVT, capaz de simular condições de temperatura e pressão encontradas em poços de pré-sal (Foto: Júnior Panela/UFC)As dificuldades da exploração do pré-sal, por conta da variação de pressão e temperatura dos reservatórios de petróleo, são tema de pesquisa no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará.

Em laboratório, os pesquisadores simulam as condições encontradas em campo, buscando soluções para os principais problemas da exploração petrolífera: a precipitação de asfaltenos e parafinas e a formação de gás carbônico líquido.

Ao se conhecer o comportamento do petróleo nessas situações extremas, é possível propor o uso de aditivos que reduzem as complicações e os custos de produção.

A reportagem completa foi publicada pela Agência UFC de Notícias, site de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331