Legado do ex-reitor Ícaro de Sousa Moreira é homenageado nesta terça (17)

Imagem: A gestão do Reitor Ícaro de Sousa Moreira ocorreu de junho de 2017 a abril de 2008 (Foto: Jr. Panela)Em alusão aos 10 anos de falecimento do ex-reitor da Universidade Federal do Ceará Ícaro de Sousa Moreira (1952-2008), será realizada, nesta terça-feira (17), a partir das 10h, uma programação em sua homenagem. A solenidade ocorrerá no auditório que recebeu o nome ex-reitor, no Centro de Ciências (bloco 902 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), unidade acadêmica à qual ele era vinculado como docente e pesquisador do Curso de Química.

Toda a comunidade universitária está convidada. Na ocasião, além de discursos de colegas docentes e membros da administração superior, haverá uma apresentação sobre as contribuições acadêmicas e administrativas de Ícaro de Sousa Moreira, a ser feita pelo Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC.

Também na terça-feira, às 15h, a rádio Universitária FM (107,9) transmitirá um programa especial em homenagem ao Prof. Ícaro, com canções que ele apreciava. A seleção musical foi feita pela filha do ex-reitor, Lívia Moreira.

TRAJETÓRIA – Ícaro Moreira nasceu em 23 de maio de 1952, em Campo Maior, no Piauí. Graduou-se em Química pela UFC (1976), com mestrado em Química Inorgânica também pela UFC e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1990). Realizou estágio de pós-doutorado em Bioinorgânica na Rutgers University, nos Estados Unidos (1991-1992).

Professor titular da UFC, ocupou diversos cargos administrativos na Universidade: coordenador do Curso de Química, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química Inorgânica, vice-diretor do Centro de Ciências e vice-reitor.

Indicado pelo Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC), Ícaro foi, ainda, membro do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (COGEFIT), representando as instituições de ensino superior públicas do Estado.

Seu trabalho acadêmico se desenvolvia na área de química inorgânica, com ênfase em reações de transferência de elétrons, metalofármacos, química de superfícies e complexos de rutênio e ferro.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências da UFC – fone: 85 3366 9785