Agência UFC: como reduzir o custo do hidrogel, um dos aliados da atividade agrícola

Imagem: O hidrogel é uma substância capaz de reter água em quantidade correspondente a mil vezes o próprio peso (Foto: Ribamar Neto/UFC)O hidrogel é uma substância capaz de reter água em quantidade correspondente a mil vezes o próprio peso, sendo um aliado para a atividade agrícola. Ele reduz a necessidade de irrigação constante, já que distribui a água aos poucos no solo. Porém, há um problema: o preço alto.

Pesquisadores do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará têm estudado formas de tornar o hidrogel mais acessível e eficiente a partir de materiais alternativos, como casca de ovo. Com uma das fórmulas obtidas, o produto teve uma redução de custo de 20% e ganhou maior capacidade de retenção de água.

A reportagem é destaque desta semana na Agência UFC de Notícias, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade. Acesse o site para ler a matéria completa.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331