Procurar no portal

UFC presta homenagem póstuma ao ex-reitor Ícaro de Sousa Moreira

Imagem: Solenidade ocorreu no auditório do Centro de Ciências, no Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto/UFC)Na data que marca os 10 anos de morte do ex-reitor da Universidade Federal do Ceará Ícaro de Sousa Moreira (1952-2008), a comunidade universitária, amigos e familiares prestaram homenagem a ele em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (17), no auditório do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

"Ícaro plantou coragem, determinação, ousadia, trabalho, muito trabalho, mas, principalmente, semeou amor pela UFC", disse na ocasião o Prof. Custódio Almeida, vice-reitor no exercício da Reitoria. "Dez anos de Ícaro na UFC. É isso mesmo que quero dizer, não foi um engano. Dez anos após a morte do reitor meteoro, continuamos aqui, vendo o rastro luminoso que sua passagem deixou no horizonte", acrescentou.

Veja outras imagens da homenagem no Flickr da UFC

Em viagem ao Chile, onde trata da construção de propostas de colaboração com a Pontifícia Universidade Católica daquele país, o reitor Henry Campos enviou mensagem, lida pelo cerimonial, em que afirma ser o ex-reitor "figura de porte acadêmico valoroso." Para o Prof. Henry, "foi curta, meteórica, sua passagem pela Reitoria. Mas durou o bastante para que ele imprimisse a marca do idealismo, coragem, competência e profundo compromisso com a Universidade Pública. Sua luta foi pela qualidade e pelo compromisso social do nosso trabalho. Essa marca, nós que lhe sucedemos, nos empenhamos em perenizar".

SOLENIDADE – Num clima de emoção, os presentes assistiram à exibição de um documentário produzido pela UFCTV, ligada à Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, com informações sobre a carreira do Prof. Ícaro e depoimentos de ex-reitores, colegas docentes e da viúva dele, Profª Izaura Diógenes. Eles ressaltaram aspectos pessoais e profissionais do ex-reitor que, nos 10 meses em que esteve à frente da UFC, conseguiu grandes realizações e deixou sementes que continuam a dar frutos, tanto na área acadêmica como na gestão.

Em seguida, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes, fez uma apresentação sobre os avanços obtidos pelo programa em relação a pesquisas, publicações, recursos humanos, infraestrutura. Hoje com conceito 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa, de acordo com o Prof. Luiz Gonzaga, deve muito à atuação do Prof. Ícaro.

CIENTISTA – O Prof. Gonzaga destacou a importância do Prof. Ícaro como pesquisador. Um grande feito foi conceber a estrutura de uma molécula batizada de IQG 607 (o "I" desse novo composto ferroso é em alusão a Ícaro) com uso na medicina "que em algum momento chegará a testes clínicos", disse, para tratamento da tuberculose. Por esse e outros feitos, a Sociedade Brasileira de Química criou a Medalha Ícaro Moreira, concedida a profissionais de renome na área.

Ex-diretor do Centro de Ciências e atualmente assessor do reitor, o Prof. Ciro Nogueira falou em seguida, lembrando que, como personagem multifacetado, o Prof. Ícaro revelou ser, além de brilhante docente e pesquisador, um grande gestor, com "feeling" para descobrir pessoas de talento para sua equipe, que até hoje brilham na Universidade. O bom humor do ex-reitor também foi destacado por Ciro, que contou com o Prof. Ícaro como vice-diretor do Centro de Ciências em sua gestão.

Presente à solenidade, o ex-reitor René Barreira, de quem o Prof. Ícaro foi vice-reitor, afirmou: "Ícaro teve papel importantíssimo em nossa gestão. Participou das mais importantes ações acadêmicas, inclusive, da expansão e interiorização da nossa Universidade". Para o Prof. René, Ícaro demonstrou grande capacidade de "conciliar as funções de pesquisador e docente com a de gestor, rompendo com preconceitos, nesse sentido, de segmentos da academia".

Imagem: Solenidade ocorreu no auditório do Centro de Ciências, no Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto/UFC)O diretor do Centro de Ciências, Prof. Raimundo Nogueira, referendou o que o Prof. René disse ao lembrar que, mesmo como gestor, o Prof. Ícaro continuava pesquisador e colaborando em artigos. Para o Prof. Nogueira, na época em que o Prof. Ciro foi diretor do Centro de Ciências, tendo o Prof. Ícaro como seu vice, houve uma grande revitalização daquela unidade.

COMPROMISSO – O ex-reitor Jesualdo Farias, que foi vice na gestão Ícaro Moreira, ressaltou o compromisso do homenageado com as políticas públicas de expansão, melhorias e inclusão na educação superior. A postura firme e decidida do ex-reitor era reconhecida também por seus pares na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Para o Prof. Jesualdo, o ex-reitor não ficaria satisfeito em ver hoje o quanto de desrespeito tem ocorrido com as universidades públicas e o risco das conquistas serem perdidas. Exortou todos a se inspirarem na ousadia do ex-reitor em defesa das IFES.

Discreta, a viúva do Prof. Ícaro, Prof. Izaura Diógenes, permaneceu na plateia acompanhada do filho Rodrigo. Na saída, disse apenas que agradecia a homenagem dirigida ao esposo: "Foi mais que merecida".

SAIBA MAIS – Ícaro Moreira nasceu em 23 de maio de 1952, em Campo Maior, no Piauí. Fez graduação em Química na UFC (1976), onde também concluiu mestrado em Química Inorgânica (1982). Obteve o título de doutor em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1990). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Bioinorgânica na Rutgers University, NJ-USA (1991-1992).

Na UFC, antes de ser eleito reitor em 2007, ocupou diversos cargos administrativos: foi coordenador do Curso de Química e do Programa de Pós-Graduação em Química Inorgânica, vice-diretor do Centro de Ciências e vice-reitor. Foi ainda membro do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (COGEFIT), representando as Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Ceará, indicado pelo Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC).

Tinha vasta experiência na área de Química Inorgânica, com ênfase em Reações de Transferência de Elétrons, Metalofármacos, Química de Superfícies (SAMs) e Complexos de Rutênio e Ferro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300