Projeto UNE Volante segue com programação na UFC até esta terça-feira (24)

Imagem: No Porangabuçu, participantes discutiram o papel da UFC na ampliação do SUS (Foto: Jr. Panela/UFC)O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 30 anos com desafios relacionados a sua sobrevivência e ampliação. Esse foi o mote do primeiro debate, na Universidade Federal do Ceará, do projeto UNE Volante, realizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) em parceria com universidades públicas de todo o País.

A programação segue até esta terça-feira (24) em diversos espaços da UFC.

Representando a Reitoria da UFC, o Prof. Alberto Novaes, do Departamento de Saúde Comunitária, lembrou, na manhã desta segunda-feira (23), que "todos nós somos usuários do SUS". Ele afirmou que "o SUS está aqui. Está no Restaurante Universitário, em nosso entorno, no complexo hospitalar da UFC, nas pesquisas que desenvolvemos e na formação de nossos estudantes de graduação e pós-graduação".

Imagem: Público de estudantes participou do evento (Foto: Jr. Panela/UFC)Por isso, a luta em defesa do sistema deve ser abraçada por toda a comunidade acadêmica, uma vez que, segundo ele, qualquer medida que vise ao desmantelamento do SUS pode causar "problemas de saúde pública inimagináveis".

Com um público formado, majoritariamente, por estudantes do Campus do Porangabuçu, os convidados discutiram projetos políticos que podem pôr em risco a manutenção e ampliação do SUS, limitando os gastos públicos com saúde ou facilitando a privatização de leitos.

"Há duas questões fundamentais para a gente discutir em nossa luta: uma é a questão do financiamento; outra, o controle social da saúde pública, que passa pela democratização", afirmou a Profª Helena Serra Azul, da Faculdade de Medicina, vice-presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato).

Imagem: Programação do UNE Volante ocorre até terça-feira (Imagem: divulgação)Além do debate sobre saúde, o projeto UNE Volante promoverá outra grande discussão, sobre o papel da Universidade na segurança pública. Será na terça-feira (24), às 17h30min, no auditório da Faculdade de Direito.

A programação, realizada em parceria com a gestão Todas as Vozes, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC, inclui atividades culturais como saraus, exposições fotográficas, cortejo do Maracatu Solar e o Festival Inquietações, que será na noite de terça-feira, na Concha Acústica da Reitoria.

Detalhes da programação, bem como a transmissão on-line dos debates podem ser vistos na página da UNE no Facebook.

Fonte: Victoria Kloe, integrante da gestão Todas as Vozes, do DCE da UFC – fone: 85 99623 5587