Nota de falecimento: Profª Cleide Ancilon de Alencar Pereira, da Biblioteconomia

É com pesar que a Universidade Federal do Ceará informa o falecimento, na manhã desta terça-feira (24), da Profª Cleide Ancilon de Alencar Pereira, 84 anos, docente aposentada do Departamento de Ciências da Informação. Ela é considerada uma das fundadoras do Curso de Biblioteconomia da UFC.

O velório será realizado a partir das 14h, na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), onde será celebrada uma missa de corpo presente às 8h30min de quarta-feira (25). O sepultamento será às 10h da quarta-feira, no cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitscheck, 4454, Passaré).

Cleide Alencar era Professora Emérita da UFC, título honorífico concedido em 2004. Esteve à frente da criação do Curso de Biblioteconomia. Na ocasião do III Congresso Brasileiro de Documentação, realizado em Curitiba, em 1961, ela propôs, por orientação do então reitor da UFC, Antônio Martins Filho, que o congresso seguinte ocorresse em Fortaleza, o que foi aceito. Com o evento na capital cearense, foram lançadas as bases de criação do curso, oficializado na UFC em fevereiro de 1964. A Profª Cleide teve grande participação no desenvolvimento curricular dessa graduação.

Foi ela também a criadora, em 1957, da Biblioteca de Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina da UFC, tendo sido uma profissional atuante e admirada pelos colegas e pares.

O Departamento de Ciências da Informação e toda a comunidade acadêmica da UFC se solidarizam com familiares e amigos neste momento de dor.

Fonte: Departamento de Ciências da Informação da UFC – fones: 85 3366 7696 e 3366 7697