Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da MEAC completa um ano de funcionamento

Imagem: A CGBP é uma residência provisória que possibilita o cuidado com a gestação de alto risco e puerpério para usuárias e seus recém-nascidos (Foto: Rondineli Castelo)Um ambiente acolhedor, com assistência especializada 24 horas por dia e funcionamento nos sete dias da semana. Assim é a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, que completa um ano de funcionamento nesta sexta-feira (4)

Para celebrar a data, será realizado um evento às 9h, na própria Casa (Rua Monsenhor Furtado, 1435, Rodolfo Teófilo), com a presença de autoridades, profissionais e, especialmente, mães e bebês que já passaram por lá quando mais precisaram.

A CGBP é uma residência provisória que possibilita o cuidado com a gestação de alto risco e puerpério para usuárias e seus recém-nascidos que demandam atenção diária, mas não exigem vigilância constante em ambiente hospitalar.

"Seu objetivo é oferecer acolhimento humanizado, cuidado, orientações de saúde e autocuidado com acompanhamento especializado. Admite gestantes que precisam de observação e puérperas de alta da MEAC com ou sem seus recém-nascidos", explica Carlos Augusto Alencar Júnior, gerente de Atenção à Saúde da MEAC.

De maio a dezembro de 2017, 269 pessoas foram hospedadas na CGBP. Somente no primeiro trimestre de 2018, 109 mulheres e recém-nascidos já passaram pela Casa. Esses indicadores demonstram que o equipamento tem se consolidado como uma alternativa para que mães e bebês não precisem voltar a suas casas antes da hora, nem ocupem leitos que possam ser necessários para outras gestantes e puérperas.

"A CGBP é muito mais do que uma casa de cuidados especializados, aqui transformamos vidas", avalia a coordenadora da Casa da Gestante, enfermeira Karla Abreu, fazendo referência às histórias vivenciadas lá.

A gestante Maria Natanael, de 32 anos, é uma das hóspedes atuais. Ela mora em Paracuru, distante 90 quilômetros da capital. Grávida de gêmeas com 35 semanas, ela foi encaminhada por sua médica à MEAC por ter pressão alta e grande chance de precisar de UTI neonatal. "Eu não esperava encontrar uma estrutura dessas. O atendimento é muito bom, já fiz até muitas amizades. Todo dia vem um médico me avaliar. Estamos esperando a hora delas nascerem", disse.

SAIBA MAIS – A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera fica a 300 metros da MEAC. Foi alugada, reformada, adaptada e equipada para proporcionar conforto e segurança aos usuários. Funciona como um anexo da Maternidade, com equipe de enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais em escala de plantão ou sobreaviso. Conta com quatro quartos, que têm capacidade para 15 mulheres e 7 recém-nascidos simultaneamente.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da MEAC – fones: 85 3366 8577 e 98720 3318