Instalado Grupo de Trabalho que tratará de usina solar fotovoltaica na UFC

Imagem: Um dos objetivos do grupo recém-formado é elaborar pareceres técnicos para a implantação de uma nova usina solar fotovoltaica (Foto: Ribamar Neto/UFC)Na tarde dessa segunda-feira (7), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, presidiu a reunião de instalação do Grupo de Trabalho sobre Energia Fotovoltaica da UFC. Um dos objetivos do grupo recém-formado é elaborar pareceres técnicos para a implantação de uma nova usina solar fotovoltaica na Fazenda Experimental Vale do Curu, no município de Pentecoste (CE).

No encontro, estiveram presentes membros da administração superior, diretores de unidades acadêmicas, docentes e pesquisadores de áreas das engenharias e de geração de energias renováveis.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

A fazenda, administrada pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), receberá um parque fotovoltaico com capacidade de produzir anualmente 23 megawatts de energia elétrica por meio de placas solares. Estudos iniciais apontam potencial de geração de 92 watts por metro quadrado de energia conforme o terreno da propriedade, o dobro da média verificada em plantas solares na região Nordeste.

O projeto, interdisciplinar e pioneiro no fomento a fontes de energia limpa no semiárido, reúne também pesquisadores do Centro de Tecnologia (CT) e do Centro de Ciências (CC).

A iniciativa abrirá diversas possibilidades para as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na UFC, além de novos acordos de cooperação internacional com universidades e centros de pesquisa no exterior.

A energia gerada pelo parque fotovoltaico da Fazenda Vale do Curu será direcionada à rede elétrica convencional e terá mecanismos de compensação, o que deverá reduzir os custos da Universidade com energia elétrica e poderá atrair investimentos em ciência e tecnologia. "Esse será um projeto grande, à altura do que a Universidade merece", resumiu o reitor Henry Campos.

Participaram da reunião a Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, diretora do Centro de Ciências Agrárias e presidente do GT de Energia Fotovoltaica da UFC; o Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração; o Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração; o Prof. Paulo Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica; o Prof. Ênio Pontes de Deus, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais; o Prof. Thales Viana, do Departamento de Engenharia Agrícola; o Prof. Rafael Zambelli, do Departamento de Engenharia de Alimentos; e o advogado e consultor jurídico Carlos Marques. 

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias da UFC – fone: 85 3366 9731 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.