Prof. Antonio Gomes toma posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Imagem: Prof. Antonio Gomes é pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e integrante do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, Prof. Antonio Gomes, foi empossado membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia ocorreu na quarta-feira (9), no Rio de Janeiro (RJ), como parte da programação da Reunião Magna da ABC.

O Prof. Gomes foi eleito em dezembro de 2017 para compor o quadro dos membros titulares da ABC. Além dele, outros 15 pesquisadores compõem a lista de novos integrantes titulares da instituição. Eles passam a ter assento permanente na academia, que contribui para o desenvolvimento científico do País.

O Prof. Gomes desenvolve pesquisas na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia. Já atuou como pesquisador visitante nas Universidades de Tohoku (Japão), no Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos), na Universidade de Lyon (França) e na Universidade de Campinas (São Paulo).

A UFC passa a ter seis membros titulares na ABC. Gomes junta-se ao time formado pelos professores Benildo Sousa Cavada (Bioquímica e Biologia Molecular), João Lucas Marques Barbosa (Matemática), Luiz Drude de Lacerda (Labomar), Manassés Claudino Fonteles (Medicina) e Edilberto Rocha Silveira (Química Orgânica e Inorgância). O Prof. Eduardo Vasconcelos de Oliveira Teixeira (Matemática), eleito quando estava na UFC, desligou-se da Universidade e atualmente desenvolve pesquisas nos Estados Unidos.

POSSE – A cerimônia de posse dos novos membros ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), em evento destinado apenas a convidados. A atividade integrou a programação da "Reunião Magna da ABC: Imaginando o Futuro". O encontro anual de pesquisadores da ABC, que começou terça-feira (8), segue até quinta-feira (10) com a presença de cientistas nacionais e internacionais discutindo os avanços tecnológicos e as perspectivas da ciência em diversas áreas.

A ACADEMIA – Fundada em 1916, a Academia Brasileira de Ciências atua como sociedade honorífica científica na promoção de estudos científicos que contribuam para subsidiar políticas nacionais em temas como ciência, tecnologia e inovação. Atualmente, possui mais de 700 membros.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331