Curtas de animação do Curso de SMD são selecionados para festival Anima Mundi

Imagem: Foto de uma cena do curta-metragem O catador de sonhos, em que aparece um menino empurrando um carrinho em uma avenida de uma grande cidade (Imagem: Reprodução do YouTube)Os curtas de animação Catador de sonhos e A caixinha ‒ realizados em 2017 na disciplina Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes, ministrada pela Profª Andrea Pinheiro, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará ‒ foram selecionados para o Anima Mundi, maior festival de animação da América Latina. Os curtas serão exibidos na mostra Futuro Animador. No Ceará, foram selecionados apenas cinco trabalhos.

As produções, feitas em parceria com o Núcleo Cearense de Animação, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, destacam a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O mote para as animações foi a discussão sobre a prioridade absoluta dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, conforme consta no artigo nº 227 da Constituição Federal de 1988: "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

As produções O catador de sonhos e A caixinha, com técnicas de animação variadas, abordam temas como direito à brincadeira e prioridade das crianças na definição do orçamento público.

O Anima Mundi não tem caráter competitivo. O fato de as produções terem sido selecionadas já é, de certa forma, uma premiação, como explica a Profª Andrea. Os estudantes estão se organizando para participar do festival e acompanhar a repercussão de seus trabalhos.

Fonte: Profª Andrea Pinheiro, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.